FONDUE DE QUEIJO E DE CHOCOLATE

segunda-feira, julho 14, 2014



Bom dia gente!

Fondue é uma das minhas comidinhas preferidas de preparar no friozinho. Adoro! Primeiro porque é um prato fácil de fazer, mas ao mesmo tempo sofisticado. Dá pra arrumar a mesa bacana, tomar vinho, acender velas... hummmm

Pode ser, portanto, feito para um jantar romântico ou para receber amigos em casa. 

O jeito de comer também me encanta, a gente coloca ele na mesa com várias opções de beliscos e vai comendo de vagar, conversando... ótimo pra passar o tempo e se divertir.

Ai, ai... o inverno tem suas coisas boas, certo? Hehehe...

Nesse dia meus cunhados vieram jantar em casa. Preparei um fondue de queijo e um de chocolate pra eles... passo agora as receitas pra vocês.

Fondue de Queijo

Os queijos corretos para fazer esse fondue são o gruyère e o estepe ou emmental, ok?! Isso porque eles se fundem de forma natural à temperatura que o fogão proporcional. 

Eu, porém, moro numa cidade pequenina e não encontrei esses queijos, por isso fiz com o que achei: provolone e mussarela. O problema é que o mussarela não se funde adequadamente, ele fica puxa. Dá pra comer, mas pra quem conhece o fondue será um pouco mais trabalhoso... hehehe. 

300g de queijo mussarela (estepe ou emmental)
200g de queijo provolone (gruyère)
1 dente de alho
noz moscada a gosto
1/2 xícara de martíni (ou vinho branco)
1/2 xícara de creme de leite (opcional)

Eu normalmente faço esse fondue numa panela normal e depois coloco na panelinha do fondue, mas se quiser, pode fazer direto na panela do fondue, ok?

Passe o alho na panela, apenas para deixar o gostinho e evitar que o queijo grude. Coloque o martíni e deixe aquecer. Adicione os queijos e mexa até que estejam completamente fundidos, forme uma massa uniforme (se usar mussarela mexa até derreter). Coloque a noz moscada, preferencialmente ralada na hora, e mexa. Desligue e adicione o creme de leite.

Se tiver feito na panela normal, passe novamente o alho, agora na panela do fondue e despeje a massa. Leve em seguida à mesa para servir.

Normalmente o fondue de queijo é servido com pão italiano, outra coisa que não achamos. Tentamos um pão caseiro, mas ele é mole e acaba caindo dentro do fondue. Eu inventei alguns outros acompanhamentos: salsicha e massinha pronta, tipo capelete. Fica bem gostoso!

Fondue de Chocolate

Existem várias versões deliciosas para essa receita. Nós mesmo aqui no blog já temos três que você pode conferir clicando aqui, aqui ou aqui. Vale a pena ver para tirar ideias... cada vez fiz com frutas diferentes e anexei alguma dica nova!

Como eu tinha recebido os chocolate da Neugebauer (nosso parceiro do blog), resolvi fazer o fondue com seu chocolate 70% cacau. Gente, de verdade, a coleção de chocolates 1891 da Neugebauer é maravilhosa. São chocolates de excelente qualidade e sabor. Eu usei o Intense (clique aqui para conhecer)

1 barra do chocolate Intense 70% Cacau da Neugebauer.
1 caixinha de creme de leite
1/4 de xícara de conhaque

Dissolva o chocolate na própria panela do fondue, em fogo baixo, sempre mexendo para não queimar. Quando tiver dissolvido por completo, acrescente o conhaque e mexa. Estando completamente incorporado, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Pronto, já pode servir.

As frutas mais tradicionais de servir o fondue de chocolate são o morango e a usa, mas eu já usei também: abacaxi, kiwi, caqui, banana, maça, laranja, mexerica e outras... adoro inovar nesse quesito.


E foi esse nosso jantar, com direito a vinho espumante e conversas mil...

Adoro fazer esse tipo de post "jantar" que envolve prato doce, salgado, mesa arrumada e várias dicas.

Espero que tenham curtido!

Uma ótima semana.

Beijinhos,
Priscila Schulz

acho que vai gostar desses posts:

1 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz