DEGUSTAÇÃO NA VINÍCOLA AURORA

terça-feira, janeiro 06, 2015


Bom dia gente!!!

Estamos começando o ano com muuuitas novidades. Nessas férias fui com minha família para o Rio Grande do Sul e visitei lugares incríveis. Preparei uma semana especial, cheia de postagens com dicas, gastronomia, curiosidades e passeios interessantes. Quem está pensando em ir para o Sul, aproveite as dicas!

Nossa primeira parada foi Bento Gonçalves, a capital da Uva e do Vinho. Cidade maravilhosa, cheia de passeios bacanas pra se fazer. Antes da viagem entrei em contato com a vinícola aurora para agendar uma visita, você também pode fazer isso clicando aqui. Por causa do blog ganhamos uma visita técnica com aula de degustação, foi maravilhosa!

A sommelière Deisi da Costa, que nos atendeu, deu-nos uma verdadeira aula de degustação e reconhecimento do vinho. Aprendemos um pouco mais sobre como reconhecer um bom vinho/espumante observando a cor, aroma, movimento deixado por suas lágrimas e olfato. Muito legal!


Localizada na Rua Olavo Bilac, nº. 500 em Bento Gonçalves, a vinícola Aurora é uma cooperativa composta por mais de mil e cem famílias, sendo hoje, a maior vinícola do Brasil. 

Funciona assim, todo ano as famílias que fazem parte da cooperativa levam suas colheitas de uvas à empresa que as recebe e transforma nos produtos que conhecemos: sucos, espumantes e vinhos.

São várias espécies de uvas, todas produzidas no Rio Grande do Sul. A matriz e filial, que ficam em Bento Gonçalves são as responsáveis por fabricar todos os produtos da empresa. São milhares de litros de vinho produzidos todos os anos. 


A empresa conta com profissionais qualificados e alta tecnologia, sendo que a cada ano recebem novas conquistas e reconhecimento no mercado internacional. Em 2013, por exemplo, o espumante Aurora Moscatel recebeu a medalha de Ouro no concurso internacional da San Francisco Internacional Wine Competition.

Nós provamos e posso dizer que é delicioso!!! Fiquei fascinada pelo sabor da uva moscatel e saí provando de outras vinícolas... hehehe. E, de verdade, o da Aurora foi o que mais agradou meu paladar. Você precisa experimentar!


Depois de conhecer o modo de produção dos vinhos, andar por entre os grandes armazenadores (cubas de inox) e barris de carvalho, onde ficam para o amadurecimento; os visitantes são levados à Cave de Baco, deus do vinho, para a degustação. São servidos vários vinhos, espumantes e sucos para que o visitante conheça os sabores e possa escolher os que mais lhe apraz. 



A sommelière Deisi nos mostrou como abrir uma garrafa de espumante usando uma taça. Isso mesmo! É a técnica conhecida como "sabrage", por ser normalmente feita com um sabre. Com a taça, todavia, é ainda mais emocionante. Hehehe... Vem ver!!!




Legal, né?

Nossa sala de degustação era muito bacana (foto acima). Tudo tem um porquê de ser. A luz para ver a coloração do vinho, a pia para cuspir o vinho após passá-lo pela boca e, abaixo, as taças (uma para cada vinho a ser degustado). 

A sommelière Deisi nos ensinou que é bom beber água alcalina e comer um biscoito salgado entre uma degustação e outra dos vinhos, isso para limpar o paladar.


Visitar a Vinícola Aurora foi uma das experiências mais marcantes da viagem, tanto para mim como para toda minha família. Saí de lá bastante entusiasmada em aprender mais sobre os vinhos e espumantes. Descobri que sou fã dos vinhos brancos e que a alta concentração de taninos ainda me incomoda um pouco, mas a Deisi me disse para ficar tranquila, que com o tempo vou educando meu paladar.

Aproveito para agradecer a empresa por nos receber tão bem e, é claro, à sommelière Deisi por toda a atenção à nós.

Foi incrível!

Quem for à Bento Gonçalves não pode deixar de conhecer a Vinícola Aurora e levar para casa uma de suas delícias.


Espero que tenham gostado e não deixem de nos acompanhar... terá muito mais sobre o Rio Grande do Sul por aqui.

Beijos,
Priscila Schulz

acho que vai gostar desses posts:

1 comentários

  1. Bom dia Priscila,
    Obrigada pela interessante postagem e por nos ter dado a conhecer melhor a Aurora, amei.
    Feliz 2015! Que seja repleto de amor, paz no mundo e sabedoria!
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz