COQ AU VIN (FRANGO AO MOLHO DE VINHO)

segunda-feira, agosto 31, 2015

 

Bom dia!!! 

Quem acompanha a gente no instagram (clica aqui) viu que sexta-feira eu fiz um prato francês delícia aqui em casa, o Coq Au Vin. Essa receita eu nunca tinha feito e foi na sexta mesmo, procurando na internet uma receitinha legal pra fazer a noite, que me deparei com essa, no blog #chatadegalocha e resolvi fazer.

Achei muuuuuito gostoso! E apesar de ser uma receita bem sofisticada, não é tão difícil de fazer. Lógico que precisa de um pouco mais de tempo, paciência... hehe... mas no final se você seguir o passo a passo que ensino abaixo, vai conseguir fazer e se surpreender.

Eu e o marido em casa nos surpreendemos com o sabor!


http://www.winelands.com.br/vinhos-do-mesOs vinhos que usei de inspiração para essa receita e essa noite em si foram os da seleção de agosto da assinatura de vinhos da Winelands. Eu recebi 2, o Tempranillo que é tinto e usei na marinada e o Airén, Macabeo que é espumante e usei para acompanhar o prato na hora de comer. 
Aprendi isso com uma sommelier uma vez, que  é legal usar um vinho para fazer o prato e outro para degustar o prato... causando um contraste na degustação e consequentemente uma explosão de sabores!

Realmente os vinhos se complementaram nesse prato e desfrutamos de uma refeição por demais saborosa e rica em sabores que se complementaram de uma maneira incrível! 
De vez em quando, ainda que sem data especial, é bom parar e preparar uma refeição especial pra quem a gente ama. Isso desacelera a mente, tira a gente da rotina e torna o dia todo especial.





Vamos aprender?


COQ AU VIN (Frango ao Molho de Vinho)

Essa receita foi feita pensando em 2 pessoas.

2 pares de coxa e sobrecoxa de frango
100 gramas de bacon de boa qualidade
1 cebola picada
1 pacotinho de 150 gramas de champignons
2 cenouras médias picadas em rodelas de aproximadamente 1 centímetro
2 dentes de alho picados
sal
pimenta do reino 
manteiga
500 ml de vinho tinto

1º Passo: MARINADA


Tempere o frango com sal e pimenta do reino a rosto, corte as cenouras e coloque em um vasilhame de vidro alto.

Numa panela, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e frite a cebola, o bacon e o alho, nessa ordem. Não é preciso fritar o bacon até secar, apenas para soltar o sabor. Adicione 500 ml de vinho tinto de boa qualidade (usei o tempranillo da Winelands) e deixe cozinhar por 2 minutos. Desligue, espere chegar à temperatura ambiente, adicione ao frango, feche com plástico filme e deixe marinando por pelo menos 4 horas. Pode deixar de um dia para o outro.

Eu fiz a marinada na hora do almoço e preparei o prato na hora do jantar.
 

2º Passo: VAMOS COZINHAR


Numa panela coloque 1 colher (sopa) de manteiga e, em seguida, retire a carne da marinada e a frite, dos dois lados, até ficar bem dourada e bonita. 

Em seguida, adicione a marinada, reduza o fogo para médio e deixe reduzir e cozinhar. Para cobrir as cenouras eu adicionei ainda 1/2 copo de água, talvez você precise de um pouco mais. Esse processo dura por volta de 40 minutos. Tenha calma e fé! Hehe

Após esses 40 minutos, quando o molho já tiver reduzido uns 2/3, adicione os champignons e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Está pronto!

Agora é só escolher os acompanhamentos e o vinho para degustar com o prato! Pode ser o mesmo que usou na carne ou escolher um espumante que eu, particularmente, acho que combina suuuuper bem com frango e adoro!

De  acompanhamentos eu fiz batatas salteadas na manteiga com alecrim e um arroz 8 grãos. Particularmente achamos que só a batata estaria de bom tamanho, porque combinou muito com o molho do frango.



Daí é só arrumar a mesa bem bonita e comemorar a vida!




Espero que tenham gostado da receita e se fizerem marquem a gente no instagram com #receitaespertaeufiz vou adorar ver!

Estes porta-guardanapos de flor de cetim eu ensino a fazer aqui.

Beijão e uma ótima semana para todos nós.
Priscila Schulz

acho que vai gostar desses posts:

6 comentários

  1. Adoro estas refeições de aspecto bem caseiro, tão bom!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que mesa linda! :)
    Adoro esse prato é uma delícia!
    Beijinhos*
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz mas realmente parece bem delicioso :D

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessado na receita das batatas salteadas na manteiga e alecrim. Podem passar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Passo sim. Eu faço assim: cozinho as batatas em água com um pouquinho de sal até ficarem ao dente (furo sem dificuldade, mas não estão moles). Depois coloco na frigideira uma colher de manteiga ou margarina com alecrim e dou uma refogada nelas. Simples assim e ficam deliciosas. Se fizer me conte o que achou. Beijão

      Excluir
  5. Olá!nuca fiz mais adorei messa muito linda vou tentar fazer no dia do meu aniversário.

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz