CARDÁPIO DA SEMANA: COMO PLANEJAR SUAS REFEIÇÕES DA SEMANA

quarta-feira, fevereiro 24, 2016


Boa tarde gente!!!

Hoje um post com uma temática bastante interessante no blog. Tenho percebido que as receitas saudáveis que posto por aqui têm gerado bastante acesso e comentários. Estamos com uma série de receitas saudáveis no Youtube (segue a gente) que está tendo um retorno bem bacana. 

Percebo que as pessoas têm buscado cada vez mais comer de maneira variada e saudável. Mas surge a dúvida: como preparar comidas saudáveis e diferenciadas todos os dias?

Pensando nessas dúvidas que preparei esse post, que é para ser bem prático para quem quer desenvolver uma estratégia funcional de alimentação que funcione a semana inteira, para toda a família. 

Vem aprender a organizar um cardápio semanal de maneira prática.



Uma boa dica é anotar o que sua família gosta de comer: pratos, carnes, saladas, frutas. Depois fazer um cardápio (dia-a-dia) colocando sempre para cada almoço e jantar:

1. Pranto Principal: deverá ser a carne ou outra proteína (como ovo ou soja). É importante variar o tipo de carne todos os dias e, se possível ficar um dia da semana sem comer carne.

2. Acompanhamento: aqui vale o arroz e feijão ou uma batata, grão de bico, macarrão. Algum alimento, normalmente um carboidrato que acompanhe a sua carne.

3. Legumes: é importante ter ao menos um legume em todas as refeições, sejam eles crus, assados ou cozidos. Aqui também é importante variar e provar opções: abobrinha, cenoura, beterraba, couve-flor, brócolis, berinjela etc.

4. Salada: aqui é importante observar quais alimentos ainda não usei no dia, como verduras, frutas, queijo e castanhas são uma boa opção.

Após as dicas, é hora de elaborarmos 7 almoços (podendo esquentar pra o jantar), o que vamos fazer, e ir ao supermercado no sábado ou domingo para deixar tudo comprado. As carnes podemos congelar em porções que serão usadas (o que facilitará em muito o processo do dia-a-dia).



Abaixo uma dica de cardápio para 1 semana:

1. Arroz integral,  estrogonofe de frango com creme de manga (receita aqui), salada de alface com nozes.

2. Batatas Assadas ao Creme (receita aqui), brócolis cozidos no microondas (receita aqui) e peito de frango grelhado.

3. Arroz com Calabresa e cenoura (receita aqui) e salada de alface americana.

4. Costelinha de porco com laranja e mel (receita aqui), arroz parbolizado, cenoura refogadinha (receita aqui) e salada de palmito.

5. Escondidinho (receita aqui), arroz integral (opcional), abobrinha refogada, salada de rúcula.

6. Macarronada com Almôndegas (receita aqui), salada de folhas verdes.

7. Carne Assada Melhor do Mundo (receita aqui), arroz integral, feijão, purê de batata e mandioquinha aerado (receita aqui), cenouras cozidas e salada de agrião. 


Se você quiser um jantar mais saudável, a dica é retirar o carboidrato e comer a carne com legumes e verduras ou fazer um caldo ou sopa.


O que não pode faltar no meu cardápio?

Frutas, legumes, verduras, castanhas. Se conseguir, substitua o arroz branco pelo parbolizado ou integral, assim como as massas. Procure usar sempre os alimentos integrais, pois possuem fibras que ajudam no funcionamento do intestino e demoram mais para serem digeridos, causando sensação de saciedade por mais tempo. 

O que devo evitar?

Frituras e alimentos gordurosos como embutidos e lanches. O creme de leite também deve ser consumido com moderação, uma vez por semana. Doces também devem ser moderados, se possível comer apenas no final de semana (substituir por doces de frutas). 


Quais as vantagens que terei de fazer um planejamento de cardápio semanal?

A primeira e mais importante: variedade dos alimentos. É muito importante comer coisas alimentos diferentes para não enjoar de um único alimento e acabar optando comer porcarias. Uma alimentação saudável pode ser cheia de opções gostosas e com uma diversidade de sabores.

A economia é outro ponto importante, com o cardápio definido vamos ao supermercado e compramos somente o que vamos usar, evitando ir ao mesmo com fome e sem saber o que precisa ser comprado (enchendo o carrinho de coisas que nem sabemos para o que serão usadas).

Com o cardápio semanal em mão economizamos tempo pensando de manhã no que vamos fazer, tendo de ir ao supermercado várias vezes durante a semana e, por fim, comendo besteiradas. Logo, outra vantagem de se ter um cardápio semanal montado é cuidar da nossa nutrição e de toda a nossa família, pois garantimos uma alimentação saudável e equilibrada todos os dias.

Se você estiver de dieta esse planejamento funcionará como um motivacional, dando-lhe gás para seguir em frente!

Nosso blog tem uma seção "saudável" cheio de dicas de receitas menos calóricas, como outras de carnes e acompanhamentos que vocês podem conferir para se inspirar.


Espero ter ajudado.

Um grande beijo e até o próximo post.
Priscila Schulz



acho que vai gostar desses posts:

3 comentários

  1. Ótimas dicas, Priscila! Qualidade de vida começa por uma alimentação mais saudável!

    Bjs, bom dia! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  2. É ótimo que as pessoas comecem a procurar opções mais saudáveis! E tu ajudas imenso :D

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz