BOLO DE BANANA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

segunda-feira, abril 18, 2016


Bom dia gente!!!

Quem segue a gente no Instagram (segue lá) viu que no final de semana estava testando receitas de bolo de banana saudáveis... hehe E até no snapchat (receitaesperta) saiu videozinho de eu virando bolo.

Pois a pedidos já vou postar de uma vez a receita que mais deu certo e agradou. É um bolo de banana sem nada de glúten e lactose que fica super molhadinho e simplesmente delicioso. E mais, se você não fizer a calda de açúcar para ter esse efeito caramelado por cima do bolo, ele é também sem açúcar. Uma maravilha da natureza! Hehehe



Bolo de Banana sem Glúten e sem Lactose


Ingredientes para a Calda  (opcional)

1/4 xícara de açúcar mascavo (usei o da Vitao)
1/4 xícara de suco de laranja


Modo de Fazer a Calda

Coloque os ingredientes na forma de bolo (eu usei uma forma retangular daquelas de fazer pão), leve ao fogo, mexa e deixe ferver até engrossar. Coloque bananas cortadas pela metade e reserve.




Ingredientes para o bolo


3 bananas nanica bem maduras
1 xícara de farinha de aveia sem glúten1 ou farinha de arroz (usei da Vitao)
1/2 xícara de melado ou mel (ou 1/4 de xícara de cada) ou ainda 1/4 de xícara de ameixa sem caroço ou uva passa se não quiser usar nada de açúcar, ok?
1/4 de xícara de farinha de chia (ou chia ou linhaça)
3 ovos
Suco de 1 laranja
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher de chá de canela em pó

Modo de Fazer o bolo


Bata tudo no liquidificador deixando para bater por último o fermento em pó. Despeje o conteúdo sobre a forma onde fez a calda. Asse em forno pré-aquecido a 180º por 30 (não abra o forno antes desse tempo), antes porém de retirar o bolo faça o teste do palito). Desenforme o bolo quente, com bastante cuidado. Passe a faca ao redor e aproveite que a calda estará quente e ele se soltará com facilidade.

Esse prato lindo que usei nas fotos é da Coleção Campestre da Porto Brasil Cerâmica - conheça mais peças da coleção clicando aqui.



Espero que tenham gostado dessa receita que inventei... hehe, que façam em casa e compartilhem comigo o que acharam, vou adorar saber! Quando fizerem me marquem no Instagram #receitaesperta para que eu curta a foto de vocês.


Uma ótima semana e até quinta-feira com um vídeo em nosso Canal no Youtube, já nos segue por lá? Assine também nosso newsletter e receba as receitas em primeira mão.

Beijos,
Priscila Schulz

Nota 1: "O grão de aveia por natureza não contém glúten. (...) Devido a essas formas de contaminação a maior parte das aveias comercializadas aqui no Brasil contém traços de glúten e não podem ser certificadas como livres de glúten.  Assim, podendo prejudicar, ou não a saúde dos celíacos ou pessoas com intolerância ao glúten." Fonte: Blog BelaGil.com

acho que vai gostar desses posts:

6 comentários

  1. Eu não gosto de melado, nem uva passa ou ameixa haha mais uma opção pra adoçar ele? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Pode usar mel, tâmaras, ou qualquer outro adoçante que vá ao forno como os a base de sucralose que são deliciosos. Beijos

      Excluir
  2. Adorei as fatias em cima, ficaram mesmo lindas! Que bolinho guloso :D

    ResponderExcluir
  3. Não arriscaria a colocar aveia e falar que é sem glúten. Ainda se tem dúvidas quanto a traços de glúten, que pode ser da própria aveia ou mesmo de que a processou comercialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então uma boa opção é a farinha de arroz, pois como coloquei ao final, embora a aveia por natureza não tem glúten, grande parte das farinhas de aveia comercializadas no Brasil, tem traços de glúten devido ao processamento em equipamentos que processam trigo também.

      Excluir
  4. Parabéns Priscila pela receita do bolo de banana!! Já fiz duas vezes... Muito obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz