FARINHAS LOW CARB | QUAIS SÃO E COMO USÁ-LAS

terça-feira, novembro 28, 2017


Recebo muitas perguntas de vocês no Youtube, aqui no blog e também no Instagram, de quais são as farinhas Low Carb, suas substituições, como consumi-las etc. Resolvi escrever um post sobre elas, para sempre poder direcioná-los para cá quando surgirem essas dúvidas. Vamos lá...

Farinha de Amêndoas


A minha preferida, também costuma ser a mais cara. É ótima para receitas de bolos e doces em geral! Temos uma receita de "Pão Low Carb" feita com ela que é uma delícia (vale a pena fazer). O "Bolo de Cenoura Low Carb" feito com ela fica ótimo também.

Vale a pena conferirem também nossas receitas de Tortas Low Carb.

Uma maneira de baratear a receita é fazê-la em casa se encontrar as amêndoas com um preço mais amigo. Pegue as amêndoas, deixe em água quente (cobertas) por uns 10 minutos. Após, escorra e deixe secar. Tire a casta, seque-as e leve em uma forma no forno para assar até ficarem crocantes (forno baixo por cerca de 10 minutinhos). O processo é para secar as amêndoas, não torrá-las, então fique atento!!! Tire do forno e triture em liquidificador ou processador e está pronto.


Farinha de Amendoim


O amendoim é um legume low carb, fácil de ser encontrado e com preço acessível! Você tanto encontra a farinha pronto, quanto pode torrar o amendoim, descascar e bater no liquidificador para ter a farinha. Ideal para receitas em que queira o sabor do amendoim com maior destaque.

Fiz um "Bolo de Amendoim Low Carb" que ficou delicioso, super recomendo essa receita! T

Também adoro usar a farinha de amendoim para empanar o frango antes de assar, dá uma crocância e sabor especiais à receita! Confira a receita do "Frango a Milanesa Assado Low Carb".


Farinha de Nozes, Castanha de Caju e Castanha do Pará


Assim como o amendoim, as castanhas e nozes são ótimas na versão em farinha. Pode comprar a semente in natura, sem sal e bater, como também é possível achar as farinhas já prontas.

A de nozes é ótima para fazer alguns bolos, temos aqui no blog a receita do "Bolo de Nozes Low Carb" que é simplesmente delicioso, um dos meus preferidos. Vale a pena fazer!


Farinha de Coco


Já ensinei aqui no blog o passo a passo de como fazer a Farinha de Coco É um processo bem simples, feito usando a própria fruta, que dá um resultado excelente! Sempre faço em casa.

É uma farinha já mais barata também e encontrada inclusive nos mercados. Outra opção é usar o coco seco ralado (sem açúcar) comprado nos mercados. Pode usar ele mesmo ou, caso queira uma farinha mais fina, é só bater no liquidificador.


A farinha de coco é uma farinha mais seca, por isso, não é toda receita que pode ser feita a troca pela farinha de amêndoas (que é uma farinha mais úmida).


Aqui temos a receita de alguns doces deliciosos feitos com a farinha de coco, dou destaque ao Bolo de Abóbora Low Carb, Cookies Low Carb e o Bolo de Coco Low Carb.


Farinha de Linhaça


Não sou muito fã do sabor dessa farinha, mas muita gente já se acostumou. É bem fácil de ser encontrada e tem o preço ótimo. Pode comprar a linhaça (tanto a marrom como a dourada) e bater no liquidificador, para ter a farinha.

É ótima para quem tem o intestino preso por ter grande quantidade de fibras. Testem o Pão de Linhaça Low Carb.


Farinha de Semente de Abóbora


É uma boa opção para fazer bolos, pães e tortas. Confesso que não uso muito, poderia usar mais, inclusive fazendo em casa, uma vez que o processo é bem simples. basta comprar a abóbora, reservar as sementes, limpar bem, assar para que fiquem bem secas e depois triturar no liquidificador.


Farinha de Gergelim 


Riquíssima em proteínas, a farinha de gergelim é uma grande aliada! Pode ser feita a partir do trituramento do gergelim e por não ter sabor tão forte pode ser usado para fazer panquecas, tortas, waffle e até mesmo pães. Testei a receita da Panqueca de Espinafre Low Carb com ela e ficou ótimo!!!

Ah, uma dica ao fazer a farinha (bater o gergelim no liquidificador) é fazê-lo dando pulsadas e não de forma direta, porque o gergelim, por ser uma oleaginosa, no processo da batida libera óleos se triturado por muito tempo, tendendo a ficar úmido. O resultado é, portanto, uma farinha mais grossa.


Farinha de Berinjela


Alguns reclamam de seu sabor amargo, mas descobri que existem 2 tipos: a branca e a mais escura. A escura não consigo usar gente (acho muito amarga), mas a branca é ótima! Faço uma receita de Pizza Low Carb com a farinha de berinjela que fica uma delícia.

Também é fácil de encontrá-la em celeiros e armazéns de produtos naturais e, inclusive, já existem marcas vendendo-as nos mercados mesmo. Procure sempre pela branca.


Farinha de Maracujá


Feita a partir da fruta (nunca fiz, sempre a comprei pronta) é ótima para receitas que não precisam ir ao forno como comer com iogurtes, dissolvida em sucos ou vitaminas, polvilhada nas frutas e sobre os alimentos em geral.

Fácil de ser encontrada, é riquíssima em fibras, ajudando a promover aquela sensação de saciedade. Ela pode ser consumida (1 colher sopa em 1 copo de água, por exemplo), 30 minutos antes das refeições para trazer saciedade.


Farinha de Frango


Muito usada, a farinha de frango nada mais é que o frango cozido, desfiado, assado (para tirar toda a umidade) e batido no liquidificador ou processador. Excelente aliada nas receitas salgadas de pães e torta, é ótima também para empanados.



E aí, gostaram do post? 

Qual a farinha low carb preferida de vocês? Conhecem alguma outra farinha?

Espero que tenham gostado das informações do post!

Veja todas as nossas receitas low carb e se você fizer e postar no Instagram, marque a gente @receitaesperta para que eu possa ver a foto e ir lá curtir e comentar.

Tenho certeza de que quem fizer vai amar essa torta! Depois que fizerem, não deixem de voltar para me contar o que acharam dela.



Um grande beijo
Priscila Schulz


acho que vai gostar desses posts:

3 comentários

  1. Farinha de Aveia integral não é Low Carb então?

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila, tudo bem? Amo demais seu trabalho com as receitinha low carb! Parabéns menina... Eu tbm nao gostei da farinha de berijela escura, é muita amarga, intragável para meu paladar. Fiz um pão com ela e só gastei os ingredientes 😅 Vou experimentar a branca e as outras que vc mencionou ali. Ótimo post

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz