LOUVRE MUSEUM | PARIS | FRANÇA

quarta-feira, julho 05, 2017



O Louvre Museum (Museu do Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Para conhecer todas as coleções, reserve um dia inteiro para andar pelo museu. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rival dos Champs-Élysées.

Comecemos, pelo começo, como deve ser! A entrada do museu é linda demais! O que já fora o palácio da família real francesa, preserva todo o seu charme e glamour arquitetônico.




Já fui duas vezes no Museu, na primeira entrei no final da tarde e fui correndo ver as obras que considerava principais: Mona Lisa, Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia. Na segunda vez quis fazer o museu com mais calma e principalmente conhecer a arte egípcia que é uma coleção enorme e muito interessante.

Me impressionei muito com a arte egípcia: 



Considerada uma das maiores esfinges expostas fora do Egito, a escultura mede 1,83m de altura, 4,8m de comprimento e 1,5m de largura. Foi encontrada em 1825 na cidade de Tanis, capital do Egito Antigo, nas ruínas do Templo de Amun. Não se sabe precisamente o ano em que foi esculpida, mas especula-se que tenha sido no ano de 2600 a.C. Não há informações precisas sobre qual faraó foi representado pela esfinge. Fonte





Estes touros alados representam gênios protetores que eram os vigias de certas portas da cidade e do palácio de Khorsabad, na Mesopotâmia. Nascidos da combinação entre uma cabeça de homem, corpo de touro e asas de um pássaro e com 3,3m de altura, asseguravam uma proteção contra qualquer eventual inimigo na criação da cidade, em 713 A.C. Foram esculpidos com cinco pernas, parecendo correr quando vistos de lado e parados quando observados de frente. Fonte



O Escriba sentado foi encontrado pelo arqueólogo Auguste Mariette no sítio arqueológico de Sacará, em 1850. Quanto à vivacidade de seu olhar, esta é possível graças à elaborada técnica usada em sua execução. O criador da peça – a nós desconhecido, mas que provavelmente era um dos melhores artistas de seu tempo – usou um bloco de magnesita branco com veias vermelhas que reproduz de maneira bastante fiel as pequenas veias do globo ocular humano, no qual foi incrustado um cristal de rocha com a parte posterior polida, criando uma impressão de vitrado, como vemos nos olhos verdadeiros. Fonte.


O Museu do Louvre tem entrada grátis apenas nos primeiros domingos do mês de 1 de outubro a 31 de março, época de baixa temporada.

O museu fica aberto das 9h às 18h todos os dias, exceto nas terças feiras e nos seguintes feriados: 24, 25 e 31 de dezembro, 01 de janeiro e 01 de maio. Visitas noturnas: quartas e sextas feiras até 21h45 horas

Como chegar: metrô linha n° 1, estação Palais Royal/Musée du Louvre e de ônibus n°s 21, 24, 27, 39, 48 e 68, descer em frente à pirâmide do Louvre. 

Pra quem ama arte, arquitetura ou história, não pode deixar de visitar o museu. Sério, se eu for novamente a Paris, quero ir mais uma vez visitar o Louvre Museum. 


Além de todas as obras de arte, o museu, que já foi um palácio, é lindo por si só! Tetos pintados e esculpidos de tirar o fôlego. 



Eis a Vénus de Milo, para mim uma das esculturas mais lindas existentes. Seu corpo esguio é tão bem esculpido que nos remete a uma pessoa parada ali na nossa frente. O manto que a cobre tem uma leveza inacreditável! Amo essa obra.

Escultura grega datada do ano 100-190 a.C e com 1,98m, aproximadamente, a Vênus de Milo foi encontrada na ilha de Milos, no Mar Egeu no século 2 a.C. Foi descoberta no ano de 1820. Algumas fontes afirmam que se trata da deusa do amor e da beleza, Afrodite, que era chamada de Vênus pelos romanos. Ninguém sabe que fim levou seus braços, pois já foi encontrada desta forma e há vários mitos e controvérsias sobre o paradeiro deles.


Cada janelinha de dentro do museu aberta, que nos permite ver o lado de fora, é um espetáculo à parte! Gente, que lugar lindo!!!


Agora um pouco da entrada do Museu, de arquitetura inexplicável de tão linda!!!





Paris é, com certeza, um dos destinos mais incríveis que conheci na Europa! Se voltaria lá pela terceira vez? Com certeza! Há muito ainda que quero conhecer no mundo... mas há lugares que acho que sempre valem a pena voltar.

Um grande beijo e até o próximo post.
Priscila Schulz
 


acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz