Queijo Roquefort da PAYSAN BRETON

quarta-feira, setembro 26, 2018


Ontem recebi da Allfood Importadora o Queijo Roquefort da marca Paysan Breton. Marca francesa, que para mim, possui a melhor manteiga da vida (quero uma já... hehehe). 

A Allfood agora tem loja online e lá vocês encontram uma infinidade de produtos importados como queijos, frios, manteigas. Vale a pena dar uma olhada.

O queijo é preparado com leite cru de ovelhas da raça Lacaune rigorosamente controlado. O produto possui selo D.O.P (Denominação de Origem Protegida), com textura cremosa e sabor pronunciado. Caracteriza-se por um bolor originário de cepas do Penicillium Roqueforti que confere à massa uma cor verde azulada.


Vamos falar um pouco mais sobre a criação do fungo e harmonização do queijo.

Tradicionalmente, deixa-se o fundo (bolor) desenvolver em um pão especial, que depois é seco e reduzido a pó e misturado à coalhada, durante o processo de fabricação. Após a salga, o corpo dos queijos é perfurado por agulhas, deixando passar o oxigênio, para formar os veios azul-esverdeados. Legal, né?

Sua maturação dura 4 meses e ocorre em cavernas naturais que fornecem ao queijo a umidade e arejamento adequados para seu desenvolvimento. É um processo e tanto!

Pode ser consumido em pedaços com pão, em molhos, com saladas (adoro comer saladas com queijo) e claro, massas. Harmoniza muito bem com vinho do Porto, Sauternes ou com vinhos cuja doçura contraste com o paladar salgado e ressalta a doçura do leite.

Ficou curioso em provar? Hehe


Beijos e até o próximo post.
Priscila Schulz

acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz