MACACÃO FEMININO | Um pouco de história

sexta-feira, março 15, 2019


Bom dia gente!

Confesso que sou uma apaixonada por história e curiosidades. Pesquisando hoje sobre a história do macacão feminino, uma peça que está muito em alta e eu estou amando usar, resolvi compartilhar o que descobri com vocês, porque achei muito interessante. Hehe

Mês de março, falamos muito do empoderamento da mulher, não é mesmo? Suas conquistas e presença hoje no mercado de trabalho como um todo! Cada vez mais ocupando altos cargos e crescendo...

Bem, foi na 1ª Guerra Mundial, entre 1916, que o macacão, antes usado por operários, passou a ser usado pelas mulheres. Sabe por quê? Porque nessa época as mulheres passaram a trabalhar nas fábricas (uma vez que grande parte dos homens foram enviados à guerra). Isso mesmo! Essa peça era tida então, primeiramente como um uniforme de trabalho somente.

O macacão surgiu em 1792 como roupa de trabalho, pensado apenas para cobrir a calça e parte do dorso de trabalhadores em construções civis e trilhos ferroviários e assim foi por muitos anos.




Essa imagem com certeza vocês conhecem, não é mesmo? Mas sabem o real significado dela? "We Can Do It!" (Nós podemos fazer isso), foi criada com o objetivo de motivar as mulheres trabalhadoras (enquanto a força operária masculina do país estava, mais uma vez em combate, agora na Segunda Guerra Mundial). Olha o macacão ali de novo, mais uma vez usado como uniforme de trabalho.

A mulher da foto é Geraldine Hoff Doyle (1924 – 2010), modelo estadunidense que inspirou a criação do cartaz durante o breve período em que trabalhou como operária em 1942.

Naquela época a imagem nada tinha a ver com o empoderamento feminino, era restringida à propaganda anti-greve da empresa Westinghouse. Isso mesmo! Foi um marketing comprado por uma grande empresa visando evitar a greve das mulheres. Somente na década de 80 a imagem foi "encontrada" e ganhou o nome de "Rosie the Riveter" (Rosie, a Rebitadeira) e passou a ser usada para promover o feminismo.




O macacão então, tido antes como uniforme somente, se tornou um item revolucionário na moda a partir dos anos 60. Marilyn Monroe e Elvis Presley lançaram essa moda despojada e prática para o dia a dia. Daí já viu, né? Grandes marcas como Chanel e Levis passaram a investir em modelos.

Na década de 70 o macacão comprido, ganhou modelos em shortinho e saia, também estampa e texturas diferentes nos tecidos (antes feitos apenas em algodão e cores neutras).

Na década de 90, minha infância... hehe, a jardineira foi grande tendência de moda jovem, eu mesma tinha uma e amava demais!



Mas foi somente em 2014 que o macacão apareceu de vez no cenário da moda como uma tendência forte e reinventada, aparecendo em vários tecidos, cores, estampas e modelos diferentes. Hoje a peça é tida como ícone de moda e acompanha a mulher moderna do trabalho à uma festa de gala. 

Existem inúmeros modelos que vão dos maios ousados aos mais elegantes, variando em tecido, corte, proporções... de maneira a atender os gostos mais variados do público feminino.

O macacão ganhou as passarelas e mais do que isso, ganhou as ruas. Ele pode ser usado com tênis em um dia a dia de passeio, com um mocassim no trabalho e vai bem com um salto na balada. Já foi muito usado, a depender do tecido, em casamentos chiquetosos e também fica ótimo com uma rasteirinha para andar na praia. Se ainda não tem um macacão é a hora de ir atrás de um modelo para chamar de seu.




Eu particularmente amo a tendência dos macacões e adoro usar! Acho uma peça, primeiramente muito fácil de usar. Sabe aquele dia que você não quer pensar muito? Assim como o vestido, ele por ser peça única, é super curinga. Então é só vestir e está pronta! E também o acho uma peça super elegante. Alonga o corpo da gente e deixa qualquer mulher com um visual mais "arrumadinho" e elegante.

O efeito da calça e blusa juntos, de uma mesma cor, alonga a silhueta e deixa as proporções do corpo da mulher mais bonitas a harmônicas, pode apostar! Esse é o efeito cinderela proporcionado pelo macacão feminino, uma peça icônica, cheia de história, que com certeza vai ganhar espaço em seu guarda roupas se você apostar nele.

Adorei estudar um pouquinho sobre essa peça e dividir a história com vocês.


E aí, gostaram de saber mais dessa peça ícone de moda da atualidade? Espero que sim!


Beijos e até o próximo post.
Priscila Schulz


acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz