COMO USAR A CALÇA CLOCHARD | OUTONO 2019

quinta-feira, abril 18, 2019


No último post falei sobre 5 peças coringas para usar no outono 2019 e uma das escolhidas por mim foi a Calça Clochard. Mas afinal, qual é a origem dessa calça? Como usá-la? Fica bem em todos os tipos de corpo?

É uma calça com um nome tão diferente, que resolvi pesquisar um pouquinho mais sobre ela, afinal, é sempre interessante buscar a origem do que estamos usando, para entender qual é a da moda, certo? Eu adoro!

Vamos começar então... do começo.

A história da calça começou na década de 40. Segunda Guerra Mundial, mulheres deixando o serviço doméstico para trabalhar nas fábricas. Logo, deixando de lado as saias e vestidos para apostar no uso de calças. Mas foi apenas na década de 80 que ela ganhou nome e um corte específico.

O corte do modelo da calça clochard é caracterizado pelo quadril mais folgado, cintura alta com pregas logo abaixo do cós.


O nome clochard vem do francês e significa "mendigo". Essa foi a palavra usada para nomear a calça pois a modelagem mais ampla da peça lembra as roupas usadas por esses moradores de rua. Na França os mendigos usavam calças largas amarradas na cintura com cintas.

A "inspiração" é mais uma curiosidade mesmo, porque na verdade looks produzidos com essa calça acabam sendo bem elegantes, ainda que combinados com tênis e camisetas. O caimento da calça passa um ar de sofisticação e estilo.


Hoje a calça é produzida em diferentes materiais e modelos, sem perder, é claro, os detalhes de corte que a caracterizam. O leque de opções é vasto e com certeza você encontrará uma uma lhe caia bem.

Afinal, como usar essa calça?

Por ser mais ampla no quadril, prefira usá-la com blusinhas mais justas, ou que possam ser colocadas dentro da calça. Mas esfriou? Oras, outono é assim, certo? Bate aquele ventinho... Pode sim usá-la com uma jaqueta jeans, blazer ou ainda camisa de manga comprida.


A modelagem da calça realça bastante a região da cintura e do quadril, acabando por favorecer alguns tipos de corpo, como o pera, o retângulo e o triângulo invertido. Se você tem pouco quadril, aproveite a calça para dar volume à essa região e escolha modelos que afunilem nas pernas. 

Mesmo que seja uma calça despojada e muito confortável ela tem um ar mais formal, o que é uma ótima pedida para ser usada em ambientes de trabalho (#ficaadica). 

A dica pra quem ainda tem um pouco de pedo de usar é investir no jeans ou ainda que outros tecidos, em cores neutras como pedro e cinza, também vale o modelo tradicional de linho, na cor cru. Outra dica, é dar uma dobradinha da barra, deixando a peça ainda mais cool.


Eu particularmente gosto muito da calça. Acho que ela possibilita a criação de looks elegantes e ao mesmo tempo confortáveis. Ela tem um "quê" de estilo que acho charmoso demais... hehe Sempre que coloco um modelo, sinto que estou pronta pra arrasar! E vocês, gostam?

E sim, é uma peça democrática, porque te permite muitas possibilidades de montagem de look. Por um lado, deve-se usar peças mais estreitas na parte de cima, por outro você pode jogar blazer, jaquetas e coletes por cima, sem "prejudicar" o look. Por isso é uma das minhas peças queridinhas para esse outono 2019


Sabe o que eu acho mais legal nessa calça? Você pode usá-la com uma body preto sexy e um salto e em seguida com tênis e camiseta. Sério! A mesma calça.

Para muitos pode parecer uma calça "difícil" de usar, mas na verdade ela é bem fácil de ser combinada e formar looks cheios de estilo. Melhor de tudo isso? É uma calça muito confortável e que guarda em si, em seu corte, um ar mais formal e, consequentemente "arrumadinho".

São hoje muitos modelos encontrados no mercado, variados tecidos, texturas, cores e até mesmo formato (barras variando da estreita tradicional, até pantacourt e pantalonas). O segredo para descobrir qual te agrada mais é ir em uma loja e provar vários modelos. Hehe... Mas com certeza é uma peça que fará diferença no seu armário.


Bora usar uma Clochardo? Hehe...

Me contem o que acham do estilo dessa calça e se já incorporaram no guarda-roupas do dia a dia.

Beijos  e até o próximo post.
Priscila Schulz


acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz