JEANS ou DENIN qual a diferença? | Um pouco de História

sexta-feira, abril 05, 2019


Ah o jeans, peça icônica que amamos sem media, não é mesmo? Impossível imaginar uma pessoa que não tenha ao menos uma calça jeans em seu guarda-roupas, ou alguma varição ainda como jaqueta jeans, camisa jeans... Mas já parou para pensar um pouquinho em como isso é possível? De onde afinal vem essa peça?

Bem, tudo começou na cidade de Nimes na França. O tecido que conhecemos por "jeans" foi criado em 1792 nessa cidade, era um tecido robusto e durável e foi criado para uso essencialmente para ser roupa de trabalho pelos marinheiros do Porto de Gênova, sendo conhecido como "tecido de Nimes" e mais tarde "denim".

Naquela época, o jovem judeu alemão Levi Strauss, que morava nos Estados Unidos, vendia lona para as carroças dos mineiros e logo percebeu que as roupas de trabalho dos mesmos não eram adequadas para os desgastes que sofriam. Resolveu assim criar calças com a lona que usava para cobrir as carroças. Essa ideia foi sucesso, mas ainda existiam críticas quanto a ser o "tecido" muito pouco flexível.

Levi então, resolveu procurar um tecido que fosse ao mesmo tempo resistente, durável,  flexível e confortável de usar, decidindo ir atrás de algo na Europa.



Chegando lá, se deparou com o "tecido de Nimes", feito de algodão sarjado. Resolveu então que produziria um lote de calças com esse tecido. Seu primeiro lote de calças recebeu o número 501, que acabou por se tornar o modelo mais famoso e clássico da Levi Strauss. 

E por aí foi... com os anos as calças jeans foram sendo melhoradas. Acrescentou-se o botão de metal. Agora, a calça jeans como conhecemos hoje, na cor azul, só começou a ser utilizada em 1890 e foi uma estratégia (que deu supeeeer certo) de tornar a calça jeans mais atraente. Já os bolsos traseiros só apareceram em 1910.

A popularidade mundial do Jeans começou na década de 30, através de filmes de sucesso que retratavam os cowboys americanos.



A Segunda Guerra Mundial também foi responsável por popularizar ainda mais a ideia da "força" do jeans, uma vez que o uniforme dos soldados americanos utilizada o material nas fardas.

Assim, a calça jeans virou moda às avessas, ou seja, começou no povo e depois foi para os estilistas. É uma peça usada em todos os continentes, tanto por trabalhadores quanto pelos ricos e abastados. O mais curioso? Mantém as mesmas características daquela primeira criada por Levi Strauss. Legal, né?


E porque o nome "jeans"?

Bem, como dito no início, a calça era usada pelos marinheiros genoveses. Esses tinham o costume de chamar "gemes" às suas calças de trabalho, e ao pronunciarem a palavra "gemes", com o sotaque italiano, a expressão acabou se transformando, com o tempo em "jeans" e assim se espalhou pelo mundo.

Que tal essa? hehehe.... 

Adoro descobrir a origem e curiosidade das coisas. E vocês, gostaram de saber um pouquinho mais sobre a história dessa peça icônica?

No site Wikipédia achei um material bem interessante que fala um pouco sobre as modelagens do jeans:

  • Tradicional: cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pockets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi's. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas.
  • Antifit: modelagem da 501, o primeiro modelo da Levi's. Tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo. Tem, como pontos a favor, o conforto e o estilo.
  • Bootcut (corte para botas): uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça.
  • Semibaggy: por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, de cintura fina e quadril largo.
  • Slim Fit (caimento justo, apertado): com cintura baixa, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.
  • Cigarrete: modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa. Algumas versões usam a mistura de jeans com lycra. O resultado é uma calça ainda mais agarrada.
  • Oversized (tamanho exagerado) : é o jeans bem folgado. Suas formas amplas não favorecem as mais baixas (achatam a silhueta) nem as gordinhas (parecem ainda mais gordas). Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.
  • Skinny: modelagem bem justa, principalmente abaixo do joelho. Parecida com a legging, porém de tecido jeans.

Agora sim deu pra ter uma boa noção de tudo o que há nesse mundo do jeans, né? E você, qual o seu modelo preferido? Eu gosto de cintura alta e mais afunilada ou reta na barra, mas também curto, para algumas ocasiões, a barra larga.

Espero que tenham curtido o post!

Um grande beijo,
Priscila Schulz


acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz