A HISTÓRIA POR TRÁS DA ESTAMPA XADREZ

quinta-feira, maio 23, 2019



Chegou o frio eu já penso na estampa xadrez! Pra mim as roupas xadrez são um clássico dessa temporada. Não só pelas festas juninas, que remetem ao caipira, mas sobretudo pela sua aparência alegre, despojada e cheia de estilo. Eu amo usar!

Mas afinal, de onde veio a ideia para a criação dessa estampa? De onde surgiu? Já pensaram nisso? Eu como uma boa curiosa que sou, fui pesquisar a origem dessa estampa que será super tendência, mais uma vez, nesse inverno de 2019.

Segundo pesquisa arqueológica, a estampa xadrez remete à séculos antes de Cristo, e teria sido usada pelos celtas. 

Já imaginou algo assim? Como uma tendência ultrapassa séculos, gerações e vem parar na atualidade. Hehe... É muito bacana estudar os primórdios das coisas.

A estampa, posteriormente, foi bastante difundida na Escócia, com veste usada pelos homens chamada de TARTÃ. A roupa feita em tecido de lã, tinha padronagem xadrez.

A imagem ao lado poderia muito bem ser uma foto atual, não é mesmo? As estampas xadrez em tons coloridos está super em alta.

O uniforme xadrez foi usado pelos jacobitas, quer eram os rebeldes da época, passando a ser, passando posteriormente a ser proibida pelo governo. O jacobitismo foi um movimento dos séculos XVII e XVIII na Grã-Bretanha e Irlanda que tinha como objetivo a restauração do reinado da Casa de Stuart. Eles eram contra o atual governo levantado e marcou um momento de transição entre os governos absolutistas dos Stuarts para os governos parlamentares ou liberais da Casa Hanôver.

Desfeita as ameaças jacobitas, os trajes passaram novamente a ser usados pelos cidadãos.


A veste escocesa, com a ascensão do país, passou a ser reconhecida no mundo, e a padronagem xadrez difundida. Hoje se pesquisarmos pelo termo TARTÃ, encontramos tratar-se de "padronagem originária da escócia, típica dos kilts escoceses". Legal, né?

O tartar então é parte da cultura do Reino Unido por representar os clãs escoceses e é essa a sua origem.

Existe, ademais, outra estampa xadrez icônica. Pense bem! Uma com padronagem bege, branco, preto e vermelho. Consegue dizer qual é?


A padronagem foi patenteada pela empresa Burberry em 1924. Primeiramente a estampa aparecia no forro dos casacos da marca, principalmente nos "trench coat". Com o tempo, porém, a estampa virou marca registrada da grife e ganhou espaço em cachecóis, guarda-chuvas e até mesmo casacos inteiros.

Existem hoje ainda muitos outros padrões, vejam alguns:


O "madras", vindo da Índia, pede cores claras e vivas, normalmente é usado em peças fluidas e confortáveis, aparecendo normalmente em coleções de primavera/verão.


Príncipe de Gales é uma estampa criada, também na Escócia, pela Condessa Seafild, que desejava uma padronagem para vestir seus guarda-caças. Ficou famosa quando usada pelo Príncipe de Gales, passando a ser um símbolo de elegância. É uma estampa minimalista e cheia de estilo.



O vichy foi febre no verão, certo? Você já deve estar familiarizado com ele e até ter alguma peça no armário. É a estampa da toalha de pic nic (sempre lembro disso). Foi renomada na moda, por ter sido a padronagem escolhida por Brigitte Bardott em seu casamento nos anos 50 com o ator Jacques Charrier. O nome "Vichy" é em homenagem a uma cidade francesa (de mesmo nome), famosa por produzir uma série de tecidos com tal padronagem.



Argyle é o xadrez reconhecido pelo formato de losango. E adivinhem? Proveniente da região de Argyll, no oeste da Escócia. A estampa representava o clã Campbell de Argyll (tradicionalmente as estampas de tecido eram usadas para representar clãs).



Buffalo Check tem o mesmo padrão da estampa vichy, porém com um ar mais pesado, por misturar tons preto e vermelho. É a estampa da famosa "camisa de flanela", sabe? Hehe



Pied-de-poule significa "pé de galinha" (estampa menor) e Pied-de-coq "pé de galo" (estampa maior). Ambas as padronagens lembram a pegada de galo/galinha. A padronagem foi eternizada no mundo da moda graças à francesa Coco Chanel que usou a estampa em seus ternos femininos de tweed nos anos de 1920. Mas antes disso mesmo, no século 19, já era bastante usado pela aristocracia britânica. 


E é isso gente!

Hoje encontramos o "xadrez" em um milhão de possibilidades de cor e padronagem. Poderíamos fazer um post específico de cada estilo, porque é tudo muito cheio de detalhes e história. Hehe...

Quis trazer um pouquinho de conhecimento pra vocês porque acho muito legal a gente saber o que usa. Atrás de um "simples xadrez" tem muita história e isso é encantador!

Gostaram?

Agora é só escolher a padronagem que mais gosta e sair usando no inverno.


Beijos,
Priscila Schulz



acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz