Plantaze Montenegrino Premium Vranac

quinta-feira, abril 09, 2020


Que delícia receber um vinho diferente, né? Sou apaixonada por descobrir sabores novos e por isso sempre indico a Winelands pra vocês. Esse clube de assinatura de vinhos te da a possibilidade de provar sabores exóticos e adquirir vinhos que não estão disponíveis nos mercados, como esse exemplar que vou mostrar pra vocês.

O Plantaze Montenegrino Premium Vranac é um tinto de Montenegro. Isso mesmo! Já provou algum vinho desse pequeno país europeu? Hehe... eu não havia tomado. Um pouquinho sobre o exemplar:

Elaborado pela Plataze, uma das maiores, melhores e mais importantes vinícolas de Montenegro. Localizada na região de Podgorica, o destaque vai para o famoso vinhedo Cemovsko polje, que fica a 30Km do mar Adriático e é o maior vinhedo único da Europa. São 2310 hectares que compreendem quase 12 milhões de plantas em uma planície cuja altitude varia entre 45 e 70 metros.



É protegido por colinas, que criam um microclima especial de verões extremamente quentes e secos e invernos levemente mais frios do que a região costeira. Além da baixíssima pluviosidade e das 12 horas diárias de sol no verão, as vinhas também são forçadas a lurr contra um solo pobre, de composição giz-calcária, areia, cascalho e pequenos seixos.

A Vranac é uma antiga variedade autóctone de Montenegro e é a principal casta do país. Sua importância reflete na Plantaze, pois aproximadamente 70% do vinhedo Cemovko polje é plantado com a Vranac. 

O Plantaze Montenegrino Premium Vranac 2015 é elaborado exclusivamente com a Vranac. A alta temperatura do dia faz com que as uvas sejam colhidas no período da noite por dois motivos: como a colheira é quase exclusivamente realizada manualmente, preserva a saúde dos funcionários, melhora a produtividade e também a sanidade das uvas, que se beneficiam do arrefecimento noturno para preservar compostos aromáticos.

O vinho permanece amadurecendo em tanques de inox por 2 anos antes de serem engarrafados. No olfato temos aromas de frutas negras maduras como blueberry e jabuticana, especiarias doces que lembram baunilha, figo em compota, chocolate meio amargo e leves toques minerais. Um vinho raro e curioso, vale a pena provar!


Vinho tinto, procedente de Montenegro. Composição das castas: Vranac. Safra 2015, vedação rolha, graduação alcoólica: 13,5%. Maturação: fermentou e estagiou durante 24 meses em tanques de inox. Não necessita de aeração prévia para consumo e pode ser guardado por até 36 meses.

O vinho você encontra no próprio site da Winelands, podendo comprar ele, ou inúmeros outros títulos. Mas, vale ressaltar que a Winelands é um clube de vinho tem um Clube de assinaturas de vinho muito legal! Você escolhe a quantidade que quer receber por mês, se cadastra e todo mês chega na sua casa uma seleção especial, com vinhos que não encontra normalmente nos mercados. É muito bacana poder provar sabores do mundo todo. 

E como já disse, além de fazer parte do Clube, o site também possui venda online de vários vinhos. Vale a pena dar uma conferida do que tem de bom por lá.


Beijos e até o próximo post.
Priscila Schulz 

acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz