PÃEZINHOS DE CENOURA

segunda-feira, abril 06, 2020



Quem me conhece de longa data, sabe que eu amo cozinhar, desde... acho que sempre! Hehe 😅🥰 Comecei há alguns anos fazer Faculdade de Gastronomia... que acabei não conseguindo levar adiante. Enfim... mesmo tendo feito pouco tempo, aprendi coisas que levo comigo pra vida, como os princípios de panificação 🍞 .

Os anos de dieta me fizeram ficar sem fazer pão... mas, agora nessa quarentena, resolvi pegar o conhecimento armazenado e criar um pão. Foi muito gostoso gente! ❤️ Agora vou dividir com vocês essa receita, tá? Quero muito que façam, me marquem @receitaesperta e por favor, me digam se gostaram!!! 




Pãezinhos de Cenoura

Ingredientes

200 a 250 gramas de purê de cenoura 🥕 (2 cenouras grandes)
2 ovos
1 xícara de farinha de centeio (opcional - bom para adicionar fibras)
Restante de farinha de trigo (aproximadamente 1 Kg de farinhas totais)
1 xícara de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar (pode ser 2 colheres de açúcar e uma de mel)
1 colher (chá) de sal
10 gramas de fermento biológico
2 colheres (manteiga derretida) ou azeite .

Modo de Fazer


Primeiro passo é fazer a esponja 🧽

  1. Numa vasilha (usei a da batedeira) coloque o leite morno, o fermento e o açúcar. Misture bem. Cubra com um pano de prato seco e deixe fermentar por 15 minutos. Importante nesse paço não colocar o leite muito quente, pra não matar o fermento.

Passo a passo do pão


1. Esponja pronta, hora de adicionar o purê de cenoura, ovos, manteiga e o sal. Também colocar 1 xícara de farinha de trigo e a xícara da farinha de centeio. Bater com o gancho da batedeira planetária (se tiver) ou com uma colher de pau. Tampe com o pano seco e deixe fermentar por mais 15 minutos. 

2. Hora de adicionar o restante da farinha e ir batendo na batedeira (ou misturando com as mãos mesmo, caso opte por essa maneira de fazer o pão). Adicione farinha aos poucos, até ver que a massa não gruda mais nas mãos. Sovar a massa por 10 minutos. Colocar numa bacia, cobrir com um pano úmido e deixar ela crescer até dobrar de tamanho (de 30 minutos a 1 hora).


3.Numa superfície sove a massa por mais 2 minutos. Molde as bolinhas e vá colocando em uma assadeira untada e enfarinhada. Eu fiz 11 bolinhas com a minha massa e dispus como uma flor. Cubra mais uma vez com o pano úmido e deixe crescer por mais 30 minutos. Após esse tempo, pincele a gema de um ovo sobre os pãezinhos e coloque gergelim por cima (opcional).




4. Ligue o forno a 200 graus e deixe pre-aquecer por uns 10 minutos antes de adicionar o pão para assar. Asse por aproximadamente 30 minutos, até dourar. 

Fez a receita? Não deixe de me marcar, vou amar ver!!! ❤️🥰 E claro, compartilha essa receita com quem você mais ama! Todo mundo merece pãezinhos quentinhos e gostosos pra comer.

Espero que aproveitem muito essa receita!

Beijão e até o próximo post.
Priscila Schulz



acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz