Quais os benefícios de REDUZIR o CARBOIDRATO da sua dieta?

quarta-feira, dezembro 23, 2020

 

 

Final de ano chegando e a preocupação de quem vive de dieta: "E agora? O que devo e o que não devo comer? Posso colocar tudo a perder com a Ceia de Natal?" Enfim... Por um lado, quem me acompanha sabe, eu procuro ter um equilíbrio na vida e como normal quando viajo e também em algumas ocasiões especiais como aniversários e finais de ano. Hehe...

 

Mas, fato é que REDUZIR o consumo de CARBOIDRATOS na nossa dieta, como um todo é sim muito benéfico para a perda de peso e não só isso, pra saúde do corpo como um todo, te explico o porquê.

 

Como funciona o processo de emagrecimento? Vou explicar aqui pra vocês como uma pessoa leiga, ok? Mas foi a maneira que eu entendi e que fez sentido pra mim, talvez faça pra você também.

 

Quando não já tanto açúcar disponível no corpo (açúcar, leia-se, glicose derivada dos carboidratos), o organismo passa a queimar gordura armazenada para gerar energia e manter todos os processos do corpo em funcionamento, levando à perda de peso. Logo, se como menos carboidrato, vou ter menos açúcar circulando no meu corpo e, meu corpo, inteligente que é, vai ter que dar um jeito de buscar outra fonte de energia.

 

Além dessa maravilha, reduzir o consumo de carboidratos leva também à diminuição dos picos de insulina. Insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas que faz com que as moléculas de glicose do sangue entrem nas células. O que ajuda muito no processo de emagrecimento e mais do que isso controla a insulina dos diabéticos, por isso a Low Carb é uma dieta recomendada para esse público.

 

Em consequência da diminuição dos picos de insulina (pela redução do consumo de carboidratos), também são diminuídos os efeitos secundários da insulina como o acúmulo de gordura na região abdominal e a fome logo após as refeições. O que, mais uma vez, é excelente para o processo de emagrecimento.

 

Mas tudo na vida deve ser com equilíbrio. A questão de emagrecimento é bastante complexa, cada corpo é um corpo, cada organismo reage de uma maneira e a consulta com um nutricionista (profissional qualificado para adequar a teoria ao caso concreto) deve sempre ser feita. Veja que, ao submeter o corpo a uma privação extrema de açúcares, existe o risco de haver diminuição do metabolismo basal, pois o organismo vai entender que precisa "economizar" suas reservas, inclusive a gordura. assim, ao invés de gastar tecido adiposo para produzir energia, o corpo vai acabar por queimar os aminoácidos presentes nos músculos, o que dificulta o emagrecimento e gera a perda de massa magra.

 

Portanto, reduzir os carboidratos, ainda mias os refinados, é sim muito benéfico para o processo de emagrecimento e organismo como um todo, mas não quer dizer que você deva parar de consumir todos os carboidratos da sua alimentação, sendo que, a redução em excesso, pode ser muito prejudicial.

 

É isso! Aproveitar o final do ano, comer com cautela e sem neuras. 

 

Abraços, e um Feliz Natal!

Priscila Schulz

acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz