CLAFUTI DE CEREJA - EDUK

quarta-feira, agosto 13, 2014



Gente, o curso que está acontecendo agora na EduK (clique aqui para assistir) de Confeitaria Francesa está muito bom! Eles já ensinaram duas receitas, que posto aqui para vocês. Não vou conseguir assistir ao curso todo, que vai até as 23h, mas consegui pegar essas duas receitas.

A receita de Crème Brulée não me parece tão boa quanto a que eu já tenho no blog, que peguei da Lorraine Pascale - clique aqui para acessá-la, em todo caso copiei-a aqui para que tenham uma segunda opção (que não vai o queijo mascarpone).


Agora preciso falar a receita do "Clafuti de Cereja" me deu água na boca, com certeza vou fazer!!!

Os cursos da Eduk são muito bons. Se você ainda não conhece entre na página, inscreva-se e assista. Dá pra aprender bastante coisa! Sempre tem novidades!!!

Vamos às receitas:




Clafuti de Cereja

500 gramas cereja preta
100 gramas de farinha
400 ml de leite
200 gramas de ovos
180 gramas de açúcar refinado
1 pitada de sal
5 gramas de baunilha

Untar a forma com manteiga em temperatura ambiente e cobrir com açúcar refinado.  Posso usar outras frutas, como abacaxi, por exemplo.
Colocar na batedeira os ingredientes secos e depois os ovos. Bater. Aqui a ordem não é tão importante, a massa é liquida como se fosse um flã. Vou adicionando os ingredientes líquidos. É importante que a farinha fique bem misturada. Bater em velocidade baixa.
Usou cerejas pretas sem caroço (em calda). É possível usar a cereja fresca também.

Colocar um pouco menos da metade da massa na forma e pré-cozinhar por 20 a 30 minutos, não coloco em banho maria, em forno pré-aquecido a 180º. A aparência é como de um flã (textura de pudim). Retirar do forno e adicionar as cerejas e jogar por cima o restante da massa, deixando as pontinhas das cerejas aparecerem. Voltar ao forno, na mesma temperatura por cerca de 15 a 20 minutos.




Crème Brulée

250ml de leite
2 favas de baunilha
100 gramas de gemas de ovos
70 gramas de açúcar refinado
250ml de creme chantilly

100 gramas de açúcar mascavo

Aquecer um pouco do leite, colocar o interior da fava (raspar bem), deixar ferver para absolver o sabor. Deixar esfriar. Colocar a gema num recipiente, ir adicionando o leite com a baunilha aos poucos à gema e ir mexendo com o fuê (é importante que fique bem misturado). Por fim adicionar o creme chantilly (sem bater mesmo). Colocar em forminhas individuais e levar ao forno em banho maria, a 100ºC por cerca de 40 minutos.

Esperar esfriar por pelo menos umas 4 horas na geladeira. Depois de frio, jogo açúcar mascavo ou demerada peneirado, cobrindo bem a forminha (posso usar açúcar branco se quiser, tipo o de confeiteiro). Com cuidado caramelize com o maçarico.

Caso não tenha o maçarico, dá pra fazer um caramelo como decoração.

O ideal é caramelizar na hora de servir. Use flores comestíveis para decorar, ou alguma frutinha de sua preferência.


Esta publicação me foi autorizada pela EduK. Todos os direitos pertencem à mesma.

acho que vai gostar desses posts:

2 comentários

  1. Com esse aspecto tem que ser mesmo uma maravilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fez algum Clafuti Luisa? Fica bom?
      Estou com muuuita vontade de fazer! hehehe

      Beijinhos

      Excluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz