NAKED CAKE PASSO A PASSO

segunda-feira, fevereiro 22, 2016


Bom dia gente!!!

Ontem foi o aniversário do meu sogro e eu fiz o seu bolo de aniversário! Quem segue a gente no Instagram (segue lá), já viu a foto do bolo... Hehehe.

Fazia tempo que queria preparar sozinha um Naked Cake, mas é um bolo grande, né? Que precisa de bastante gente pra comer. Então, finalmente surgiu a oportunidade nesse domingo e pude passar o dia de sábado em função desse bolo.

O Naked Cake é um bolo que despende tempo e paciência... vou aqui ensinar o passo a passo pra vocês de como fiz, o que usei de recheio em todas as camadas, como prendi as frutas e tudo o que precisam fazer. Espero que possa com esse post ter a satisfação de falarem: fui quem que fiz!

Vamos lá!



Naked Cake


Massa do Pão de Ló 


Para a receita eu usei 2 massas (fiz uma de cada vez e assei em formas com 4 cm de diferença no diâmetro).

Ingredientes


4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 colher (café) de essência de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo 
1 colher (sopa) fermento em pó
1 pitada de sal
9 colheres (sopa) de água fervente

Modo de Fazer


Na batedeira bata bem os ovos com o açúcar e a essência de baunilha, até ficar uma massa bem fofa de cor esbranquiçada. Aqui é importante bater bem mesmo, por uns 15 minutos, se não tiver noção da consistência marque no relógio. Em seguida, retire da batedeira e acrescente a farinha peneirada com o fermento em pó e a pitada de sal, mexendo com um fuê, acrescente a água (que deve estar fervente). Mexa bem até que a massa esteja completamente homogênea.

Coloque para assar em forma com papel manteiga, untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 45 minutos. Atenção! Não abra o forno antes de 40 minutos porque ele não estará assado e se abrir vai murchar e embatumar.

Aproveita e veja o nossas dicas com o passo a passo para acertar sempre no bolo de cenoura.


Agora vamos para os recheios. A massa deve estar fria para rechear, então eu começaria fazendo elas. Os recheios também precisam estar frios para não escorrerem. Ou seja, tudo deve estar frio para você começar a montar o Naked Cake.

Calda de Laranja


Essa calda é uma delícia e eu uso para umidificar a massa antes de colocar os recheios. Faz bastante diferença na umidade na massa e mesmo no sabor, porque é um toque cítrico num bolo que vai ficar bastante doce.

Ingredientes


3 laranjas (o suco delas)
1 canela de pau
1/2 fava de baunilha

Modo de Fazer


Numa panela coloque os ingredientes e deixe ferver até reduzir pela metade. Está pronto. Se não tiver a fava de baunilha e for usar essência, coloque apenas no final, depois de ferver, senão ela vai evaporar. Não coloque açúcar nesse processo.



Agora vamos começar os recheios. Eu fiz 2: o creme russo e o de doce de leite com ameixa hidratada no conhaque.

Doce de Leite com Ameixa


Ingredientes


1 Kg de Doce de Leite (usei o da VITAO diet que é delicioso e menos doce - 1 colher de sopa tem apenas 53 Kcal). 
100 gramas de ameixa sem caroço
1/2 xícara de conhaque


Modo de Fazer


Deixe as ameixas imergidas no conhaque por aproximadamente 1 hora. Após bata na batedeira o doce de leite com a as ameixas até que incorporem bem. Reserve.



Creme Russo


Ingredientes


1 caixinha de leite condensado (usei Mococa)
1 caixinha de creme de leite (usei Mococa)
1 copo (240 ml) de leite (usei Mococa)
1 gema
1/2 fava de baunilha
2 colheres (sopa) de maisena (dissolva no leite)

Modo de Fazer


Coloque o creme de leite na geladeira.

Em uma panela coloque todos os demais ingredientes e mexa até obter um creme (começar a desgrudar da panela). Eu tinha 50 gramas de coco e para dar mais uma camada de sabor coloquei, mas não precisa colocar. Deixe em um refratário de vidro na geladeira até ficar bem gelado. Bata na batedeira então com o creme de leite também bem gelado e reserve.



Estão prontos nossos 2 recheios e nossas massas, agora é hora de rechear e montar o bolo. O primeiro passo é escolher um lugar onde vai servir o bolo e montar nele. Abrir a massa maior, colocar calda de laranja, e rechear com o creme russo (todo ele) e com um pouco de doce de leite puro por cima, fechar. Abrir a massa maior, colocar a calda, rechear com o doce de leite com ameixa e fechar. Para deixar o bolo mais firme, colocar no meio um palito de churrasco cortado da altura do bolo. 

As frutas você vai dispondo e prendendo com palitos (para ficarem firmes e não correr o risco de caírem). Por cima, para finalizar, polvilhe (usando uma peneira) açúcar de confeiteiro.


Amei o resultado do meu Naked Cake... e vocês, gostaram?
Então assinem e recebam as novidades no e-mail:



Espero que fiquem animados em se arriscarem nessa maravilha! Hehe... com certeza a satisfação de um belo resultado vai deixá-los felizes e orgulhosos de si mesmos. Nada como poder dizer: fui eu que fiz!


Um grande beijo, se fizerem postem no insta e me marquem, vou adorar ver os resultados. 

Priscila Schulz


acho que vai gostar desses posts:

7 comentários

  1. O passo-a-passo é ótimo para uma pessoa compreender a receita! Tenho de ver com atenção para ver se faço um bolo assim, lindo :D

    ResponderExcluir
  2. Que bolo mais guloso!! Adorei a ideia do recheio!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Natacha! Fico muito feliz com a sua visita e coment. Beijão

      Excluir
  3. Parabéns pelo lindo bolo, Priscila! Valeu o trabalho!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Adorei tua dica do bolo. Parabéns ao sogro.
    Felicidades.

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz