CURAU

sexta-feira, junho 17, 2016




Bom diaaa!!!

Amo uma receita junina, sou dessas! Acho que combina com o frio, com o Brasil e com a casa da mãe da gente... Hehehe. Curau é uma receita em particular que lembra a casa da minha avó, ela adorava fazer e comer curau me faz lembrar dela! Minha vozinha amada vai deixar saudades eternas.

Ai, ai... comida que traz lembranças é sempre um prato cheio! 

Bem, esse prato tem mais uma história, porque as espigas que eu colhi para fazer essa receita para você foram colhidas por mim e pelo meu marido no sítio do meu sogro, olha só! Sabem o melhor? Meu sogro foi quem plantou as espigas, tá bom? E no dia que colhemos meu pai estava nos visitando e contando histórias das melhores técnicas de plantação de milho (sim, meu pai é engenheiro agrônomo).

Agora deixemos de prosa e vamos aprender a cozinhar, né minha gente!



Ahhh... mas antes preciso contar pra vocês de onde são essas tigelas em formato de flor que já devem ter arrancado suspiros de algumas donas de casa aí do outro lado da telinha, que assim como eu, são muito atentas às porcelanas lindas como as dessa foto!!!

Essas são porcelanas da Porto Brasil Cerâmica parte da  coleção Campestre, lindas, né?



Curau


1 litro de leite (usei o leite da Mococa)
1 xícara de açúcar
1/2 fava de baunilha para "gourmetizar" (opcional)

Retire o milho das espigas. Bata no liquidificador o milho com o leite e o açúcar até obter uma mistura bem homogênea. Coe bem esse liquido para retirar o bagaço mais grosso do milho.



Após retirar o bagaço, leve ao fogo médio, sem parar de mexer por aproximadamente 30 minutos. O ponto é quando começar a desgrudar do fundo da panela (aí você ainda vai ter que mexer por mais uns 10 minutos). 

Vai perceber que está bom quando começar a engrossar e desgrudar da panela, mas vai ficar ainda mais grossinho depois de frio, ok? Desliguei, coloque num refratário, deixe esfriar e quando já frio, conserve na geladeira.

Polvilhe canela para dar um charme (eu gosto assim, mas esse passo também é opcional).


Espero que tenham gostado e que esse doce também lhes traga boas memórias assim como trouxe e ainda traz a mim.

Um beijão, ótima semana e até a próxima receita. Conheça no nosso canal no Youtubeassine nosso newsletter para receber todas as receitas em primeira mão.

Priscila Schulz

acho que vai gostar desses posts:

3 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar de 'curau'! Mas tem muito bom aspeto :)

    ResponderExcluir
  2. Amooo curau! Menos o que é feito com água! Rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pele receita.Vovó,mamãe e tias também faziam.Era o mesmo esquema,como o seu.Que saudade daquele tempo,da "prosa",da família unida.Um abraço Priscila.

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz