VIAGEM PARA A EUROPA - Compra dos trechos de trem no Brasil

terça-feira, maio 22, 2018


Para mim o prazer em viajar começa da organização da viagem. Sim, eu amoooo programar a viagem! Essa programação vai desdes a compra da passagem (1º passo) e envolve tudo: a reserva dos hotéis, passeios e trechos de trem. No post de hoje, especificamente, falarei de como comprar os trechos de trem aqui do Brasil e como organizar essa questão.

Estamos na Europa, continente onde é muito fácil andar de trem para todo canto. O trem ainda é um transporte mais caro que o avião em muitos trechos e situações, todavia, vale lembrar que se estiver transportando malas, acaba sendo mais interessante usar o trem, vez que a maioria dos voos "baratos" não permitem malas (tendo que pagá-las a parte).

Outro ponto desfavorável do voo e favorável do trem é que a maioria dos aeroportos ficam afastados do centro das cidades e a estação de trem fica bem no centro, o que facilita a locomoção e traz economia de tempo.
 


Muito bem, antes de começar a traçar os trechos de trem é importante definir qual vai ser a entrada e saída do voo internacional. Por exemplo: entro e saio de Portugal ou entro e saio de Paris. De repente consegui comprar um voo entrando pela Itália e saindo pela Alemanha. 

No nosso caso, entramos e saímos de Paris, então temos que partir daí: vou ter que estar em Paris de volta no dia tal para pegar o voo internacional. Após isso, definir as datas é preciso ver o que você quer conhecer e quantos dias pretende ficar em cada lugar e claro, se existe trem para aquele lugar e quanto custa esse trem.

Compro as passagens pelo site RailEurope há uma taxa de 40 euros pela compra e essa taxa é única, ou seja, tanto faz se você compra 1 passagem para uma pessoa ou 10 passagens para 5 pessoas. Então é preciso planejar primeiro todos os trechos e só depois comprar (economia grande... hehe). Após comprado eles pedem um prazo de mais ou menos 24 horas para liberar as passagens e depois é só imprimir e usá-las na Europa. Muito simples e seguro.


Outra coisa que amooo nas viagens de trem pela Europa são as vistas. Então sempre procuro viajar durante o dia, quando tenho viagens curtas, como Paris - Bruxelas.

Aqui cabe outra dica. Vai pegar um trem de longa distância? Portugal - Paris, por exemplo? Reserve a noite e economize uma diária de hotel... hehe Dica que sempre vejo presente em sites de mochileiros.

Mas enfim, defini a entrada e saída, é hora de ver o que quero conhecer. Abra o mapa da Europa e veja primeiro os países que fazem fronteira, no caso com a França. Temos: Bélgica, Espanha, Luxemburgo, Alemanha, Suíça e Londres (sim é possível ir à Londres de trem).

Agora é só traçar ideias, por exemplo, você pode fazer: França - Suíça e norte da Itália; França - Bélgica e Holanda; França - Luxemburgo e Alemanha; França - Espanha - Portugal... Sempre lembrando que no final você terá que voltar para a França para pegar o voo internacional (no caso que estou dando de exemplo, é claro).


Eu acho mais prático, no caso, deixar a França para visitar por último. Ou seja, chegar do voo internacional e já pegar o trem para o primeiro próximo destino. Na volta, deixar os últimos dias para visitar o país da chegada do voo internacional.

Após decidir tudo isso, o cronograma é hora de então pesquisar os horários os trens e claro, a localização da estação de trem em cada cidade (uso sempre o Google Maps) para também, se possível escolher hotéis próximos. Por fim, comprar as passagens de trem. Pronto! Viagem quase pronta. Hehe

No caso eu farei França - Bélgica e Holanda... chego na França e vou direto para a Bélgica, depois pego um trem para a Holanda e no fim um ultimo trem para a França novamente, onde fico até a saída do voo internacional.

Outra ideia bacana pra quem estiver na França é fazer pequenos bate e voltas (ir e voltar de um país no mesmo dia). Isso é possível de ser feito para Bruxelas (na Bélgica) e também para Luxemburgo (cidade leva o nome do país). Já fiz esse passeio para Bruxelas e super recomendo (escrevi um post aqui) quem sabe agora não anime em fazer um para Luxemburgo? hehe

Mas me contem... costumam planejar viagens sozinhos? Já compraram trechos de trem pela internet?

Amooo viajar... e como sempre digo, planejar a viagem faz parte da diversão.


Beijos e até o próximo post.
Priscila Schulz

acho que vai gostar desses posts:

1 comentários

  1. Nossa, Priscila! Que dicas mais interessantes! Anotadíssimo para quando eu fizer uma viagem para a Europa.

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz