CURITIBA A MORRETES DE TREM | SERRA VERDE EXPRESS

sexta-feira, abril 26, 2019

Bom dia gente!

Hoje vim contar pra vocês com mais detalhes como foi viajar de trem de Curitiba a Morretes, descendo a serra do mar. Se você segue a gente no Instagram (@receitaesperta), segue lá! Viu tudo em tempo real. Quem faz o passeio é a Serra Verde Express e a gente sai da Estação Ferroviária de Curitiba (anexa à Estação Rodoviária), pela manhã, às 08:30. A viagem é bem tranquila, o trem anda entre 15 e 20 Km/h. Podemos andar com as janelas abertas e ir apreciando a paisagem.

Passamos pelo jardim Botânico e alguns trechos da cidade de Curitiba, antes de adentrar realmente no meio da Mata Atlântica, que aliás é a maior área contínua da Mata preservada do país. O visual é de tirar o fôlego.

A viagem inaugural foi feita pela Princesa Isabel em 1884, a estrada de ferro conta com mais de 41 pontes, centenas de pontilhões, 13 túneis e viadutos de grande destaque, como a Ponte São João e o Viaduto do Carvalho.

Sair da estação é legal demais! Tem todo um ar bucólico que nos remete ao século passado. Nossa, estamos indo viajar de trem! Hehe... E não é qualquer trem, como os modernos e velozes europeus, mas um trem histórico, um trem que passará por estradas datadas de centenas de anos... estradas usadas para transporte de pessoas e matéria prima há muito usadas. É realmente algo que mexe com a gente.

O mais legal foi poder levar o Pedro nessa aventura.

Partiu andar de trem... hehehe

Na saída as pessoas dando tchau... passando pela cidade de Curitiba, também encontramos algumas pessoas que acenavam ao trem. Realmente todo o ar nos leva ao passado, o que é gostoso e divertido.

Se não me engano são 25 vagões e a gente escolhe a classe que quer ir, dentro da classe escolhida, não se escolhe o vagão da viagem a depender, o lugar é colocado conforme a disponibilidade, mas todos são do mesmo padrão, dentre o escolhido. Nós fomos na classe turística.

O mais legal é observar o lado de fora do trem. A paisagem é estonteante! E em algumas curvas é possível ver o trem virando... muito bacana! O trem passa por uma ponte suspensa (imagem abaixo) e tem um trecho que não vemos os trilhos, dando a sensação de que estamos voando. É surreal de lindo!

A mata atlântica é verde e rica em espécies de plantas, árvores e flores. Lindo de ver! São 4 horas que nos possibilitam desfrutar de uma das paisagens mais lindas que já vi na vida. Um passeio que vale a pena demais, para todas as idades.

Nos é servido um lanchinho (alguns snacks e um refri ou água) e também passam vendendo no trem água com e sem gás e cerveja e também suvenirs para quem tiver interesse.

Cada vagão conta ainda com um guia, que conta a história da estrada de trem, das cidades por que vamos passando, dos túneis e pontes. É muito legal ter alguém com conhecimento explicando tudo pra gente, torna o passeio ainda mais interessante e divertido.

Ahhh... a viagem rende lindas fotos e momentos. O Pedro tem apenas 5 meses e mesmo assim curtiu! Hehehe. Ele mamou, dormiu, tomou ventinho, viu muito verde e deu bastante risada com os avós. Meus pais amaram também o passeio. Enfim, quando digo que é para todas as idade, é realmente PARA TODAS AS IDADES. Não tem erro fazer esse passeio, todo mundo aproveita demais!

Não é aconselhável tirar a cara pra fora quando o trem estiver em movimento, mas em um momento de parada é possível fazer fotos divertidas! Aqui embaixo eu e o marido registrando um belo momento.

Após as 4 horas, desembarcamos na cidade de Morretes, uma cidadezinha lindinha, cheia de história e que vive do Turismo. Também é a maior produtora de gengibre do país! Hehe... Lá tem muitos produtos para se provar do gengibre, é claro, e também de banana.

O prato tracional é o Barreado, feito de carne cozida numa panela de barro por 10 a 12 horas. Vários restaurantes servem a iguaria e nós não deixamos de comer. Fomos no Madalozo, que é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e comemos um rodízio de barreado com frutos do mar. Vai ter post específico sobre o restaurante, então aguardem.

E é isso!

Se eu posso sugerir um passeio aos paranaenses e a quem for tirar uns dias em Curitiba é fazer o Passeio de trem de Curitiba a Morretes. Sério, é lindo demais! A Serra Verde Express tem um serviço de qualidade e te leva e trás de volta da melhor maneira. Vale super a pena.

A ida custa R$125,00 e sai às 08:30 da Estação Ferroviária de Curitiba. Você pode comprar tudo pelo site (clique aqui), é bem simples. Pode ainda agendar a volta de van, de trem mesmo (que sai às 15h) ou ainda pega um ônibus na Estação Rodoviária de Morretes.

Nós descemos de trem, deixamos nosso carro na Rodoviária de Curitiba (pagamos uma diária no valor de R$35,00 por deixar o carro lá) e subimos de van com a  Serra Verde Express pela Estrada da Graciosa. Fizemos ainda um tour até Antonina, antes da volta (você pode fechar a volta diretamente com a empresa também).

O passeio acaba durando o dia todo. Chegamos em Curitiba por volta das 17h, cheios de história pra contar. Hehe

Já sabe, vai ficar uns dias em Curitiba? Reserve esse passeio!

Já fez? Conta pra gente o que achou.

Beijos e até o próximo post.
Priscila Schulz

acho que vai gostar desses posts: