BOLACHINHAS DE NATA DA MINHA SOGRA

quinta-feira, agosto 29, 2019


Bom dia gente!

Hoje trago pra vocês a receita de umas Bolachinhas de Nata da minha sogra que são gostosas demais! Quem segue a gente no Instagram viu em tempo real o dia em que aprendi a fazer essa receita com ela. Fiz até um "destaque" lá no Instagram pra quem perdeu e quiser conferir.

Conheci essas Bolachinhas antes de casar com o meu marido e a história engraçada é que meu pai também as conheceu. O fato é que, depois de um tempo meu pai passou a dizer: "só deixei você casar pra aprender a fazer aquelas Bolachinhas e você nunca aprende". Hahaha... Sim, acreditem! Agora, após quase 7 anos de casada, enfim aprendi a tal receita das Bolachinhas deliciosas.

Sim, pedi autorização da minha sogra pra dividir aqui também com vocês e só digo uma coisa: façam porque fica bom demais!


Não é uma bolacha trabalhosa de fazer. O certo é trabalhar com a massa ainda um pouco úmida e ir polvilhando farinha para que ela não grude na bancada... Minha sogra usa um copo de requeijão e uma tampa de garrafa pet para fazer os cortes da bolacha.



Bolachinha de Nata (coco)


Liga o forno a 250 graus. 

Ingredientes:


4 ovos (pra bolacha uso só as gemas e pra calda as claras)
1 xícara de açúcar (pode usar menos, por volta de 1/2 a 3/4 pra ficar menos doce)
1 pote de nata 
1 colher (sobremesa) de sal amoníaco
1 colher (sobremesa) de melhorador de farinha  (opcional)
Farinha até dar ponto (aproximadamente 3 xícaras)

Modo de fazer:


  1. Separa clara da gema em duas vasilhas. 
  2. Coloca o açúcar com as gemas, o sal amoníaco, melhorados de farinha e a nata. Mistura bem. Vai adicionando farinha. Fica meio úmida a massa. 
  3. Abre a massa numa mesa com o rolo. Uns 2 milímetros de grossura. Não deixa muito fino, nem muito grossa porque ela cresce ao assar.
  4.  Corta as bolachinhas com um copo de requeijão e tampinha de garrafa pet no meio. Passa a boca do copo na farinha pra conseguir cortar com facilidade. 
  5. Leva pra assar em forma untada com óleo, forno pré-aquecido a 250 graus até ficarem moreninhas. 




Calda

Ingredientes:


2 e 1/2 xícara de açúcar 
2 xícaras água
4 claras
50 gramas coco ralado

Modo de fazer:


  1. Aqui você precisa chegar no ponto fio.
  2. Misturo os ingredientes e deixo, numa panela, no fogo, borbulhando, até secar um pouco a água e chegar no ponto fio.
  3. Enquanto isso, bato as claras em neve e reservo.
  4. Quando a calda chegar no ponto fio, joga a calda, quente, sobre as claras batidas, enquanto continuo batendo. (Vou batendo as claras enquanto jogo aos poucos a calda)
  5. Passo as bolachinhas no chantilly, em seguida de um dos lados no coco ralado e deixa secar sobre um pano.


Essa parte da calda, pra mim, é a mais difícil, porque se você errar o ponto, o marsmallow não vai secar sobre a bolacha. 

Minha sogra passa o marsmallow sobre a bolacha toda, com as mãos mesmo. Como se estivesse passando creme em um objeto por completo. Depois passa um lado da bolacha no coco ralado e coloca pra secar.

Não façam em dias úmidos, que tenha chovido e a umidade do ar esteja alta... simplesmente porque as bolachinhas não irão secar. 


Depois de prontas, é só se deliciar! As bolachinhas ficam uma delícia, fofinhas e suculentas. Eu amo demais!

Fez a receita, comenta pra gente o que acho e já aproveita pra nos seguir lá no Instagram também (@receitaesperta) e acompanhar mais do nosso dia a dia.

Grande beijo e até o próximo post.
Priscila Schulz


acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz