O que NÃO DEVO COMER se quero emagrecer?

terça-feira, dezembro 29, 2020

 

O que não devo comer se quero emagrecer? Alguns alimentos, até mesmo alguns tidos como "saudáveis", podem prejudicar, E MUITO, o seu processo de emagrecimento. Saiba quais são e evite-os ao máximo! Sua ingestão deve ser a exceção e não, nunca, a regra em sua vida.

 

Margarina

Criada como um substituto mais barato da manteiga, a margarina é praticamente um produto "não alimentar". Pesquisando descobri que, seu nome “margarités”(grego) significa cor pérola, e sua origem é do reino animal – uma mistura comprimida de gordura do sebo de vaca, leite desnatado, partes menos nobres do porco e da vaca e bicarbonato de soda.

Seu processo atual inclui o uso de: solventes de petróleo (geralmente o hexano, que é bem barato), ácido fosfórico, que resulta numa substância marrom e mal cheirosa, que sofre novo tratamento com ácidos clorídrico ou sulfúrico, altas temperaturas e catalisação com níquel, que deixa o produto parcialmente hidrogenado. Resta então um produto de ótimo prazo de conservação, com textura firme mesmo a temperatura ambiente, que não rança, não pega fungos, não é atacado por insetos ou roedores. Enfim é um não-alimento.

O processo todo acaba por formar uma substância rica em gordura “trans”, que é insólita na natureza e de efeitos nocivos para o homem, além disto, o principal predicado da margarina é ser rica em óleos poliinsaturados, que hoje, já se sabe, contribuem para um grande número de doenças. 

Então, se você ainda tem o costume de comprar margarina pra sua casa, pare já com isso! Faça a substituição pela manteiga.

 

Carnes Processadas e Embutidos

Carnes processadas ou embutidas como salsicha, linguiça, presunto, peito de peru, bacon, salame, mortadela, carnes enlatadas são ricas em gorduras ruins, sal, conservantes e realçadores de sabor, que comprovadamente aumentam o risco de problemas como pressão alta e câncer de intestino, por exemplo.

Esses alimentos são perigosos devido ao processamento da carne que é feito através de produtos químicos e conservantes, como o nitrato de cálcio que permite, por mais tempo, o frescor e a durabilidade.

 Segundo minha pesquisa, cada 50 gramas de carne processada por dia aumenta o risco de câncer colorretal em 18%. Não existe quantidade segura para carne processada, diferente da carne vermelha que é seguro consumir até 500 gramas por semana.

Então, substitua as carnes processadas e embutidos pelas carnes in natura, tais como de boi, frango, peixe, porco, ovelha.


Comida Pronta e Congelada

Comida pronta congelada, como lasanha, pizza e yakissoba, costumam ser ricas em sal e gorduras ruins, elementos que ajudam a conservar o alimento e dar mais sabor, mas que acabam causando problemas como retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

A exceção é aquela marmitinha saudável que você compra. O problema não é o fato do alimento ser congelado, que não perde quase nenhuma de suas propriedade. O problema são as comidas congeladas industrializadas que acabam por ter muitos produtos químicos para sua conservação.

A melhor alternativa é preparar suas próprias refeições em casa e congelá-las para utilizar durante a semana. Programe-se um dia para cozinhar para a semana toda e tenha sempre comida fresca, saudável e também gastando muito menos.

 

Temperos Prontos

Sinônimo de praticidade, esses condimentos ultra processados possuem uma variedade impressionante. Porém, segundo especialistas, o consumo desenfreado desses produtos representa uma ameaça à saúde, pois, devido às quantidades excessivas de conservantes, sal e outros aditivos, eles podem aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e, até mesmo, câncer.

Do ponto de vista químico, o realçador de sabor não possui nenhum nutriente, vitamina ou mineral que seja relevante para uma dieta equilibrada. Toda substância artificial em contato com nossa saúde com frequência possui um grande potencial de nos causar algum tipo de malefício como intolerâncias, alergias ou até mesmo mutação de células.

O glutamato monossódico acarreta diversos prejuízos à saúde. Seu consumo frequente pode desencadear fatores desagradáveis, como cefaléias (dores de cabeça), excitação das papilas gustativas da língua (enganando o cérebro e fazendo com que cause vícios por alimentos com mais açúcares, gorduras e ainda mais glutamato monossódico) e, por consequência, seu uso contínuo pode causar intoxicação do fígado.

E mais, estudos mostram que, sendo o glutamato uma ocitocina - hormônio conhecido como "do amor", acaba excitando demais os neurônios, podendo levá-los à morte. Isso desencadeia uma degeneração do sistema nervoso, o que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças psicológicas, como a depressão e o transtorno de bipolaridade, e doenças nervosas, como Mal de Parkinson, Alzheimer e Esclerose. Existem ainda estudos que mostram que seu consumo frequente, pode causar hiperatividade infantil, um tipo de intoxicação no cérebro das crianças que afeta o Sistema Nervoso Central.

Então, não comprem mais temperos prontos, substitua-os por temperos naturais como ervas, cúrcuma, páprica, pimenta, sal, canela, mostarda, alho, gengibre. A comida ficará muito mais nutritiva, saborosa e saudável.

 

Barrinhas de Cereais

É preciso prestar muita atenção quando você vai comprar uma barrinha de cereal, ainda mais se está num processo de Reeducação Alimentar, buscando o emagrecimento. Há muitas barrinhas com alto teor de carboidratos advindos flocos de arroz e coberturas de chocolate ao leite, por exemplo, que devem ser evitadas. As melhores para serem consumidas são as barrinhas de proteína. Então fique atento e olhe sempre os ingredientes da barrinha que estiver comprando pra consumir.

 Facilmente encontramos barrinhas com coberturas de chocolate ao leite e chocolate branco e com outros sabores como torta de limão e morango. Essa é a principal estratégia da indústria para agradar e chamar a atenção dos consumidores, porém não é saudável como a maioria das pessoas acha.  

 

Sucos

Os sucos industrializados parecem bastante inofensivos, entretanto, assim como outros produtos industrializados, possuem grande quantidade de açúcares, corantes, aromatizantes e alguns até alto teor de sódio. Caso opte por comprar um suco industrializado, prefira o suco integral em vez do chamado néctar, que nada mais é do que uma diluição de suco concentrado rica em açúcares. Outra boa opção é o suco em polpa.

Mas, pra quem procura uma Dieta Low Carb, quaisquer sucos na verdade devem ser evitados. Um copo de suco de laranja, por exemplo, tem pelo menos umas 5 laranjas, o que consiste em grande quantidade de frutose, que é açúcar. Então, prefira sempre comer a fruta in natura.

Suco nunca pode Priscila? Algumas opções são mais saudáveis: limão, frutas vermelhas, maracujá, acerola... sempre sem açúcar, nem adoçante. 

 

Refrigerantes

Pesquisadores da Harvard descobriram que ingerir uma bebida açucarada por dia aumenta 20% o risco de um homem ter um infarto durante um período de 22 anos. Mesmo que a pessoa não ganhe peso, o refrigerante açucarado pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular - especialmente para as mulheres. As mulheres que ingerem bebidas adoçadas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicérides - gordura no sangue. Pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiam pelo menos duas porções de refrigerante por semana, eram quatro vezes mais suscetíveis a ter altos níveis de triglicérides. Esta gordura passa a envolver os órgãos. como o fígado, o que pode contribuir para risco elevado de doença coronariana cardíaca, diabetes tipo 2 e acidente vascular cerebral.


Mas e a coca zero? Ela é até recomendada para quem quer emagrecer, mas não faz bem. Para substituir o sabor do doce na bebida, vários adoçantes artificiais são colocados no lugar e podem fazer mal.

Um ingrediente nos refrigerantes de cola pode prejudicar o cálcio dos ossos. Um estudo de pesquisadores da Tufts University descobriu que mulheres que relataram beber apenas três colas por semana tinham uma perda óssea média de 4% em locais como os quadris do que as mulheres que consumiam outra bebida. Os refrigerantes de cola contêm ácido fosfórico aromatizante. Segundo o autor principal do estudo, Kathleen Tucker, a substância causa maior acidez no sangue, o corpo então usa o cálcio dos ossos para neutralizar o ácido no organismo. 

 

Açúcar

O açúcar possui propriedades viciantes. Como consequência, a glicemia dispara e o cérebro libera dopamina e grandes quantidades de insulina, que é secretada pelo pâncreas. Ela tira o açúcar do sangue e coloca para dentro de organelas, que são mais importantes que o sangue, implicando numa alteração intracelular. Mas logo em seguida a glicemia despenca e a alta taxa de insulina provoca o acúmulo de gordura, além disso, a falta de açúcar faz com que o corpo envie sinais de abstinência. Isso resulta na fome constante e desejos por mais doces, o que pode ocasionar o gatilho de compulsão alimentar.

Devemos, portanto, reduzir ao máximo o consumo do açúcar. Cafezinho sem açúcar, chás e sucos sempre sem açúcar. Procurar usar o mínimo do mínimo também em preparações. É fácil? Não, mas é uma questão de ir, aos poucos, modificando o paladar.

Eu achei uma explicação bem bacana no site "Clínica de Dor" que explica como o açúcar age no corpo:

1. No café da manhã você come um pão francês com um copo de suco de laranja.
2. O pão e o suco contêm açúcar, que vai para o sangue e rapidamente eleva para níveis excessivos.
3. A insulina sobe para baixar o açúcar.
4. A insulina alta aumenta o hormônio leptina e faz com que você se sinta saciado por alguns momentos.
5. Neste momento a quebra de gordura corpórea para geração de energia é bloqueada.
6. Como há açúcar demais, a insulina estoca o excesso em forma de gordura achando que no futuro irá faltar energia.
7. A insulina faz o açúcar baixar no sangue. Desta maneira, a insulina e leptina, que estavam altas, caem. A grelina, hormônio que abre o apetite, sobe.
8. Você fica com fome de novo.
9. Quando o açúcar cai, o cortisol é estimulado.
10. Você perde massa muscular. Caso o hormônio DHEA esteja baixo, você fica triste, ansioso e compulsivo.
11. O pico de insulina estimula toda a cascata inflamatória. Aquela dorzinha que estava melhorando piora. O uso contínuo de anti-inflamatórios aumenta as chances de doenças cardiovasculares e insuficiência renal.
12. O pico de insulina estimula células malignas que estavam controladas pelo seu sistema imune.
13. Caso este evento se repita diariamente, anos a fio, você pode ficar obeso, hipertenso, diabético, ter um infarto e até mesmo desenvolver câncer.  

 

Espero que tenham gostado do post!

Beijos e até o próximo,

Priscila Schulz

acho que vai gostar desses posts:

0 comentários

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz