SUFLÊ ou MOUSSE DE CHOCOLATE + ANIVERSÁRIO DE 1 ANO DO BLOG

terça-feira, junho 24, 2014


Oi gente!!!

Preparei essa postagem com muito carinho pra vocês e não via a hora de poder colocá-la "no ar" aqui no blog. Dia 20 de junho de 2013 o blog se formou e estamos comemorando 1 aninho do seu nascimento, com um pouquinho de atraso... hehehe. Que gostoso!

Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer de coração todos que nos acompanham, que deixam, tanto aqui como na fan page do blog, suas dúvidas, comentários, recadinhos carinhosos e críticas construtivas. Obrigada por fazerem parte do meu dia, e por estarem construindo essa história comigo.

Espero que ainda façamos muitos e muitos anos, com comemorações cada vez mais saborosas, de encher a boca d´água. Hehehe. Que nosso blog traga mais curiosidades, dicas, receitas, viagens etc etc etc... tudo para também tornar os dias de vocês mais gostosos e as visitas ao blog mais prazerosas.


Vamos então à receitinha de hoje. Preparei um SUFLÊ DE CHOCOLATE que também pode ser uma MOUSSE ou vice-versa. Já viu isso?! Pois eh.

Melhor?! Tirei fotos do passo a passo pra ir mostrando pra vocês, depois me contem o que acharam dessa ideia.

Retirei essa receita do livro "Cozinha de Estar" da Rita Lobo (fiz postagem dele aqui). Mas antes mesmo de ter comprado o livro, vi a receita assistindo a seu programa na GNT. Quer saber mais do programa? Clique aqui


Suflê ou Mousse de Chocolate

4 ovos (em temperatura ambiente)
1 colher sopa de conhaque (na receita original estava constando rum, mas no programa a Rita Lobo usou cachaça).
1 barra de chocolate meio amarga (contendo ao menos 50% de cacau)
1/4 xícara de açúcar refinado

4 potinhos que podem ser levados ao forno (ou 1 grande)
Margarina e açúcar cristal para untá-los (tem que ser açúcar cristal)


Derreta o chocolate meio amargo no microondas. Eu precisei de 1 minuto e 30 segundos. Mas para derreter, coloque primeiro 1 minutos, e depois vá adicionando de 30 segundos em 30 segundos.

Bata as claras em neve, quando começarem a crescer adicione o açúcar e bata até que atinja picos, sem deixar que endureçam demais.

Coloque o conhaque nas gemas e mexa bem, isso ajudará tirar o cheiro e gosto de ovo da receita. #truquedeavó

Quando o chocolate tiver atingido temperatura ambiente adicione as gemas e mexa bem. Adicione 1/3 da clara em neve e mexa com fuê até incorporar bem. Isso ajudará o chocolate ficar mais macio.

Então, conforme a figura acima, jogue a mistura sobre o restante da clara em neve e mexa com uma espátula com movimentos leves, de baixo para cima, para que perca-se a menor quantidade de ar possível.

Coloque a mistura nos potinhos até a boca.


Pronto!!! Aqui você já tem a MOUSSE DE CHOCOLATE. Agora é só deixar gelar por algumas horas na geladeira e comer.

Se você esta gostando da receita aproveite e assine nosso newsletter, para ficar sempre sabendo das nossas novas receitas.

Continuando então, se você quiser partir para o SUFLÊ DE CHOCOLATE deverá fazer o seguinte: deixar na geladeira por pelo menos 12 horas (a Rita Lobo mandou deixar por 24 horas).Depois ligar o forno por 10 minutos a 200º e só então colocar os potinhos para assar, por aproximadamente 15 minutos (ou até que eles cresçam e explodam)... hehehe


Ai que delícia!!!

Eu, particularmente, gostei mais do suflê do que do mousse. Sei lá, os dois são gostosos, mas é que agora tá friozinho e ficou tãããããoooo bom quentinho!!!


Agora é hora de decorar!!!
Aqui eu usei açúcar refinado (tinha acabado o de confeiteiro - que é o certo pra usar). Mas você pode inventar mil outras opções, com sorvete, por exemplo, deve ficar espetacular também.


Ó, esse é o ponto dele após 15 minutos, fica apenas com uma casquinha e molinho por dentro, bem bom. Deixei depois desse ponto mais um pouquinho no forno (10 minutos), pra ver o que acontecia, o suflê cresceu mais e ficou mais firminho por dentro, eu gostei, continuou uma delícia! 

Dá pra você testar fazer das duas maneiras pra ver de qual gosta mais. Não tem erro!

Daí eu peguei um pouco de creme de leite fresco, adicionei açúcar refinado, mexi bem (com uma colher mesmo) e coloquei por cima do suflê. Pensa numa coisa que ficou dos deuses. A combinação é simplesmente sensacional!!! 

Vejam a foto, ela fala por si:


Ai, enfim! Essa sobremesa fica boa de qualquer jeito, pode fazer sem medo de errar. Apesar de ser super "chiquetosa" é fácil de fazer e não tem erro. Fica boa gelada, fica boa assada no tempo certinho e até fica boa se passar um pouco do tempo no forno... hehehe

Pode fazer que é sucesso certo.

Eba!!!

Parabéns pra gente mais uma vez!
Obrigada por você estar aqui mais uma vez, conferindo essa receitinha de aniversário.

Espero que tenham gostado de verdade e ficado com vontade de fazer, e, é claro, comer!

E se gostaram assinem nosso newsletter, para receber sempre nossas receitinhas.

Um grande beijoooo...
Priscila

acho que vai gostar desses posts:

8 comentários

  1. Que suflê mais lindo! Deve ter ficado ótimo!
    Parabéns pelo 1 ano do blog e que sempre cresça mais e mais!
    Bjuuus!!!

    ResponderExcluir
  2. Una maravillosa y deliciosa entrada!!!!!! Se me hace la boca agua!!!!
    Felicidades.por esta increíble delicia;))
    Besosssss

    ResponderExcluir
  3. Pri! Q d +! Precisamos marcar aqui em casa para fazermos aquela receitinha esperta! Bj.

    ResponderExcluir
  4. Uau, Pri! Qqr dia aqui em casa, para fazermos aquela receita esperta!!!! Bjs

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz